Barcelona x River Plate

O Barcelona chegou a todas as finais possíveis em 2015, mesmo assim jogou menos do que o Internacional (Foto: AFP)

Alexandre Guariglia
24/01/2016
09:05
São Paulo  (SP)

O calendário do futebol brasileiro é motivo de várias discussões das mudanças que o esporte precisa passar se quiser evoluir e tentar se aproximar do nível atingido pelos clubes europeus. Em 2015, mais argumentos foram dados para que se comece a agir nas alterações necessárias. Dos 20 times que disputaram a Série A do Brasileirão, apenas o Avaí fez menos de 60 jogos na temporada. Enquanto isso, dos 84 clubes que disputaram a primeira divisão das cinco principais ligas europeias (Alemã, Espanhola, Inglesa, Francesa e Italiana) apenas três estiveram em campo mais de 60 vezes durante todo o ano de 2015.

A equipe do Velho Continente com mais partidas no ano passado foi exatamente aquela que mais títulos venceu: o Barcelona. O time catalão chegou a todas as finais possíveis (Champions League, Mundial de clubes da FIFA, Supercopa da UEFA, Supercopa da Espanha e Copa do Rey) e ao todo entrou em campo em 65 jogos oficiais, incluindo as rodadas da Liga Espanhola. Além do Barça, Athletic Bilbao (62) e Sevilha (62) foram as outras equipes que fizeram mais de 60 confrontos em 2015.

Para se ter noção, o Internacional foi o clube brasileiro que mais jogou em 2015, com 74 partidas. Diferentemente do Barcelona, o Colorado chegou apenas a uma final, a do Campeonato Gaúcho. Além do estadual, disputou a Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil. Já o Corinthians, campeão nacional, cumpriu 67 jogos oficiais, ainda assim, dois a mais do que o Barcelona. Vale lembrar que o Timão foi eliminado nas semifinais do Paulistão, nas oitavas da Libertadores e da Copa do Brasil, não atingindo o máximo de duelos que poderia durante a temporada.

Na França quem mais jogou foi o PSG, campeão do país, que participou de 59 jogos, incluindo Champions League, Copa da França, Copa da Liga Francesa e Supercopa da França. O Monaco, teve os mesmos 59 jogos, mas disputou Liga Europa e não jogou a Supercopa.

A Juventus, na Itália, além de ser a campeã nacional, foi quem mais atuou em 2015. Foram 59 jogos válidos pela Liga, pela Copa da Itália, pela Champions League e pela Supercopa da Itália.

Na Inglaterra, o time que mais atuou foi o Liverpool, com 58 jogos. Sua participação na Liga Europa exigiu mais compromissos do que o Chelsea, campeão inglês, na disputa da Champions, por exemplo, algo que fez os Blues jogarem 54 vezes em 2015.

Já na Alemanha, o Bayern de Munique, campeão da Bundesliga, juntamente com Wolfsburg e Dortmund, foram os times que mais jogaram, com 53 jogos cada. Vale lembrar que o campeonato alemão conta com 18 clubes, dois a menos do que nas ligas dos outros quatros países citados anteriormente, o que explica a diferença no número de partidas para os rivais na Europa.

Confira os dados:

Corinthians (Brasil) - 67 jogos
Campeão nacional, o Corinthians fez 67 jogos em 2015, porém quem mais jogou por aqui foi o Internacional, com 74 partidas

Barcelona (Espanha) - 65 jogos
Após cinco finais , o Barcelona, com 65 jogos, foi quem mais jogou na Espanha e entre as principais ligas da Europa no ano de 2015

PSG (França) - 59 jogos
O PSG, com 59 partidas e chegando a todas as finais locais, foi quem mais jogou na França ao lado do Monaco

Juventus (Itália) - 59 jogos
Campeão nacional e tendo disputado todas as finais possíveis, a Juventus foi quem mais jogou na Itália em 2015

Chelsea (Inglaterra) - 54 jogos
Chelsea, campeão nacional, fez 54 jogos em 2015, porém, o Liverpool, com 58 partidas, foi quem mais jogou entre os clubes ingleses.

Bayern (Alemanha) - 53 jogos
Bayern de Munique (campeão nacional), Wolfsburg e Borussia Dortmund foram os clubes alemães que mais entraram em campo em 2015 com 53 jogos oficiais cada.

Clubes que entraram em campo em 60 ou mais partidas oficiais em 2015:

Clube                  País   Jogos
Internacional    Brasil  74
Sport                  Brasil  72
Santos                Brasil  71
Palmeiras          Brasil  70
Figueirense       Brasil  69
São Paulo          Brasil  69
Corinthians       Brasil  67
Grêmio              Brasil  67
Vasco                 Brasil  67
Chapecoense   Brasil  66
Barcelona         Espanha 65
Atlético-PR        Brasil  65
Goiás                 Brasil  64
Atlético-MG      Brasil  63
Cruzeiro            Brasil  63
Joinville             Brasil  63
Sevilha              Espanha 62
A. Bilbao           Espanha 62
Coritiba             Brasil  62
Flamengo         Brasil  62
Ponte Preta      Brasil  62
Fluminense      Brasil  61