HOME - Fluminense x Atlético-PR - Primeira Liga - Time posado (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Fluminense foi o campeão da primeira edição da Primeira Liga (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

LANCE!
25/04/2016
19:32
Rio de Janeiro

Depois da confusão criada pela Ferj sobre o sistema de classificação para a Primeira Liga, uma garantia: apenas os clubes fundadores podem participar. Portanto, o campeão e o vice do Campeonato Carioca estariam vetados da próxima edição da competição.

- A nossa Liga pertence aos 15 clubes que a fundaram. Apenas estes clubes, por enquanto, podem participar. Ainda não decidimos sobre novas filiações, precisamos eleger um critério. Temos que ver se a Liga deseja o clube ou não. No Rio, existem apenas dois clubes que podem participar até agora, o Flamengo e o Fluminense - disse Fred Luz, CEO da Primeira Liga e do Flamengo.

Durante a cerimônia de premiação, o dirigente ainda revelou um pedido da CBF para o andamento da Liga no ano que vem, mas deixou claro que os clubes seguem como mandantes da competição.

- Houve um pedido de acordo para 2017. Mas, formalmente, a CBF não aprovou a Liga.  Sempre deixamos claro que desejamos ter um alinhamento para que a CBF reconheça, mas sem abrir mão da independência de organizar a competição. Quem organiza são os clubes participantes.

Nesta segunda-feira, a Ferj publicou nas redes sociais que a dupla finalista do Campeonato Carioca não poderia participar da próxima edição da Primeira Liga. Horas depois, desmentiu a informação por duas vezes.