HOME - Bandeira de Mello (Foto: Divulgação)

Bandeira de Mello tem ideia para o apito (Foto: Divulgação)

Igor Siqueira
27/11/2015
16:59
Rio de Janeiro (RJ)

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, aproveitou a reunião da comissão de clubes para encaminhar uma sugestão à CBF que pode mudar o critério de escalas dos árbitros nas competições brasileiras. A ideia de Bandeira é criar um ranking de árbitros, cuja pontuação seja dada por uma comissão independente, formada por especialistas no ramo.

- O Flamengo criticou a arbitragem e não faz sentido sem que haja uma proposta completa. A ideia é que a arbitragem seja avaliada por uma comissão independente e competente com pessoas ligadas ao assunto, com critérios previamente definidos, levando em conta toda a partida e não só os lances capitais. Isso geraria uma nota para cada árbitro e auxiliar. Essa avaliação seria a base para a escalação dos árbitros. O fato de o árbitro saber que tem isso, vai se interessar em ter boa atuação e, caso haja má intenção, ele vai pensar duas vezes - explicou o presidente rubro-negro, ao deixar a sede da CBF.

Bandeira ainda acrescentou que o trabalho da comissão, caso a ideia seja aprovada pela CBF, será supervisionado por uma empresa de auditoria.

- Hoje, qualquer programa de auditório tem e a ideia é ter uma entidade para atestar o critério - completou, revelando ainda que, antes de formalizar a sugestão, chegou a discutir o assunto com membros da entidade:

- A CBF vê com simpatia. Já tinha discutido com o Walter Feldman (secretário-geral). Mas vão avaliar os detalhes envolvidos e vão dar uma resposta para os clubes poderem seguir em frente, como quem vai compor a comissão.

O custo do projeto ficaria com a CBF.

- Não é uma solução barata. Mas é do interesse da CBF, porque o que está em jogo é a credibilidade dela. O Flamengo acha que não poderia ficar só na reclamação - emendou Bandeira.

Além de Bandeira, presidentes de outros clubes da Série A estiveram na CBF, como Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Sport.