São Januário (Foto: Divulgação/Vasco)

Vasco luta contra o rebaixamento e Corinthians pode ser campeão brasileiro nesta quinta

João Matheus Ferreira e Vinicius Britto
19/11/2015
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Talvez não seja exagero afirmar que o jogo entre Vasco e Corinthians é o mais esperado do Campeonato Brasileiro. Afinal, não faltam motivos para isso. A partir do momento em que a bola rolar, às 22h, estará em disputa o título da competição para os paulistas e um grande passo do Cruz-Maltino na luta contra o rebaixamento. Tudo isso no São Januário que estará lotado. Mais do que isso: que ficará marcado na história. O site do LANCE! transmite em tempo real, tanto o jogo quanto o climão da partida.

Ao longo da história, São Januário recebeu diversos jogos importantes e muitas vitórias ficaram marcadas tanto história do estádio quanto na lembrança do torcedor (veja algumas abaixo. Um triunfo sobre o Corinthians certamente entrará para esta seleta lista, já que pode significar um passo e tanto na fuga do rebaixamento.

A expectativa é de casa cheia. Não só da torcida do Vasco, mas também dos corintianos, que terão direito a dois mil ingressos – todos já comercializados. O técnico Jorginho, que conhece São Januário desde os tempos que era jogador do Cruz-Maltino, entre 2000 e 2001, lembra a importância do apoio.

– Acho que esse é o papel importante do torcedor. Estar apoiando e sempre acreditando. Alguns atletas precisa, desse incentivo, então é sempre importante incentivar e motivar. Mas estamos tão concentrados que não vai haver espaço para alguém se abalar – comentou o treinador.


Para o Corinthians, o título pode vir até mesmo com a derrota, caso o Atlético-MG não ganhe do São Paulo, no Morumbi. Se for campeão, será a primeira vez que São Januário vai receber um jogo de título brasileiro. Seja lá como for, Jorginho pede atenção e consciência aos jogadores.

– O importante é os jogadores estarem confiantes, mas cientes de que vamos enfrentar uma equipe muito qualificada. Não podemos dar oportunidade para eles e temos que estar atentos na marcação. O jogo é importante para os dois – disse o técnico.

O Vasco precisa vencer pelo menos três dos quatro jogos que faltam.

CONFIRA ALGUNS JOGOS HISTÓRICOS EM SÃO JANUÁRIO

Vasco 1x0 Bangu
Pelo Campeonato Carioca de 1992, vitória e título com duas rodadas de antecedência, já que havia vencido o primeiro turno.

Vasco 6x0 União São João
Destaque para os seis gols de Edmundo, grande nome daquele Campeonato Brasileiro 1997, vencido pelo Vasco.

Vasco 2x0 Barcelona-EQU
Ótimo resultado no jogo de ida da decisão da Libertadores 1998, a primeira e única vencida pelo Cruz-Maltino.

Vasco 7x1 São Paulo
Com show de Romário, o Vasco aplicou uma goleada histórica sobre o São Paulo já na reta final do Brasileiro 2001.

Vasco 1x0 Atlético-PR
Um jogo com circunstâncias parecidas com a de hoje. O Vasco brigava para não cair no Brasileiro 2004, enquanto o Atlético-PR poderia até ser campeão.

Vasco 2x1 Flamengo
No Brasileirão do ano seguinte, um jogo que ficou marcado por ser contra quem foi: vitória de 2 a 1 com muita confusão das torcidas.

Vasco 3x1 Sport
A vitória ficou marcada não apenas pelo resultado, mas por ter sido o milésimo gol de Romário, um acontecimento que rodou o mundo.

Vasco 3x0 Lanús
Depois de perder por 2 a 0 na Argentina, o Vasco venceu em casa e se garantiu nas oitavas da Sul-Americana 2007. O último gol foi nos acréscimos.

Vasco 1x0 Coritiba
Vitória fundamental para o primeiro título da Copa do Brasil, em 2011. Foi o jogo de ida. Na volta, derrota por 3 a 2.

Vasco 5x2 Universitário
Pelas quartas de final da Sul-Americana 2011, o Vasco foi batido por 2 a 0 fora e chegou a estar perdendo de 2 a 1 em casa, mas virou para 5 a 2.