Manual Futebol para desenvolvimento

Material é gratuito e destinado às pessoas que trabalham em organizações, escolas e áreas afins (Foto: Divulgação)

LANCE!
05/09/2016
22:56
Rio de Janeiro (RJ)

A Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento lançou nesta segunda-feira um manual que visa contribuir com a transformação social de meninas e meninos em todo o Brasil. É o Manual de Futebol par o Desenvolvimento para Multiplicadoras e Multiplicadores (versão 2.0), que reúne teoria e prática de nove temas muito relevantes para a sociedade e para a formação humana de jovens brasileiros. O material é totalmente gratuito e destinado às pessoas que trabalham em organizações, escolas, fundações e áreas afins. Para acessar, basta clicar no link: http://goo.gl/yHn1FV.

No total, o manual engloba nove temas: Cultura de Paz, Enfrentamento ao Racismo, Gênero, Sexualidade, Saúde, Meio Ambiente, Mundo do Trabalho, Comunicação e Cultura. Cada um desses temas traz uma parte teórica e várias atividades práticas para as multiplicadoras e multiplicadores aplicarem em seus respectivos trabalhos. Todo o material foi escrito e revisado por consultores especialistas em cada uma das áreas, além de aprovado por um grupo revisor envolvendo professores, gestores de organizações sociais, profissionais de educação física e outros.

Em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o manual tem se destacado como um grande legado para o país.

- Nos últimos anos, o Brasil recebeu diversos eventos esportivos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada. Agora, nós estamos interferindo de maneira positiva no legado, deixando uma marca e mostrando que é possível utilizar o esporte como ferramenta para a transformação social - afirma Mirella Domenich, da streetfootballworld Brasil, ONG que ocupa atualmente a posição de secretaria-executiva da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento.

O próximo passo para a disseminação desse manual é a incidência direto em políticas públicas. O coletivo, em sua missão, trata de ser referência como coletivo de organizações capazes de socializar entre si experiências com o futebol educacional para o desenvolvimento de transformação social, otimizando práticas, potencializando conquistas e incidindo em políticas públicas. A partir daí e baseado nisso, a ideia é compartilhar todo o conhecimento sistematizado com o poder público e alcançar ainda mais jovens em todo o Brasil.

A Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento representa a mais ampla rede nacional de organizações que trabalham com o futebol para o desenvolvimento, reunindo cerca de 30 instituições de todas as regiões do Brasil, que se conectam regularmente – por meios virtuais e presenciais – para cooperar, compartilhar informações e buscar oportunidades para o trabalho em conjunto.