Maranhão e Gum Fluminense x Chapecoense (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/Lancepress!)

Gum deve sair do Flu (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/Lancepress!)

Matheus Babo e Russel Dias
16/11/2015
10:00
Rio de Janeiro (RJ)

Um dos jogadores mais antigos do atual elenco do Fluminense, o zagueiro Gum pode deixar as Laranjeiras na próxima temporada. Mesmo com contrato longo (até o fim de 2018), o camisa 3 interessa ao Santos e a uma equipe da segunda divisão do futebol japonês. Além disso, a diretoria tricolor também vê com bons olhos uma possível saída do jogador, já que abriria espaço na folha por ter um salário alto, e não dificultaria uma liberação sem custos.

Gum vem acumulando falhas individuais nesta temporada e a relação com a torcida vem piorando a cada dia, mas é tratado com muito respeito dentro do clube por conta dos "serviços prestados" ao longo das sete temporadas em que está nas Laranjeiras. Desde 2009, o jogador participou das campanhas que livraram o time dor rebaixamento, de dois títulos brasileiros e um estadual. Há algum tempo, a direção procurou o empresário do jogador e disse que não contava com ele para 2016. Desde então, uma busca por um novo clube foi iniciada.

Nada será falado até o fim do Campeonato Brasileiro. Procurado pela reportagem do LANCE!, a diretoria santista nega que tenha feito uma proposta, mas confirma o interesse. O LANCE! apurou que entre o Santos e a equipe japonesa, o camisa 3 estaria inclinado a aceitar a oferta do clube brasileiro, já que continuaria jogando uma liga de alto nível e sair do país atualmente não é algo que encha os olhos de Gum.

Com a iminente saída de Gum, o Fluminense deve buscar um ou dois zagueiros para 2016. Além do camisa 3, outros nomes da posição como Antônio Carlos e Henrique estão em baixa e podem deixar o clube. Artur, que tem vínculo até abril, tem a permanência indefinida. João Filipe não continuará, já que seu contrato acaba no fim do ano. Certo mesmo para o ano que vem estão Victor Oliveira, Ygor Nogueira e Marlon. Recentemente, o Tricolor chegou até a ter acordo verbal com Matheus Ferraz, do Sport, mas o vazamento da negociação fez com que a equipe pernambucana pressionasse Ferraz, que acabou renovando com seu atual clube por três anos.

O Santos conta com cinco zagueiros no momento: David Braz, Gustavo Henrique, Leonardo, Paulo Ricardo e Werley. O último porém, está emprestado pelo Grêmio e tem permanência incerta.