Relembre: em 2010, a última entrevista de Havelange ao LANCE!

Investigações sobre corrupção ainda estava no início e dirigente, ainda muito influente,  acreditava na eleição de Teixeira para a presidência da Fifa em 2015 

João Havelange
Em 2010, João Havelange ainda era muito influente nas decisões da Fifa   (OLIVIER MORIN)

Escrito por

Tarde de 31 de outubro de 2010. Na cobertura de seu escritório na Rua da Assembleia, João Havelange recebeu naquele dia a equipe de reportagem do LANCE! para uma entrevista. Então presidente de honra da Fifa, membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (entrou em 1963), o dirigente, aos 95 anos, iria conversar sobre a eleição da Fifa, mas pincelaria sobre vários temas.

Pela importância do personagem, a entrevista contou com equipe completa. Um editor, dois repórteres e um fotógrafo. Dona Irene, sua secretária há cinco décadas, nos levou à sala principal. Limpa, arrumada ao extremo e espartana, embora tivesse uma pintura com a imagem de Havelange nos anos 70. O entrevistado não demorou para entrar. Apertou fortemente a mão dos jornalistas, perguntando o nome de cada um.

Entrevistar Havelange não era novidade, fizera em 1999, mas era surpresa ver que aquele senhor de quase 100 anos conseguia manter o porte atlético de ex-jogador de polo aquático e que impressionava pela altura e olhos muito azuis.

Lúcido, antes de começar a bateria de perguntas reclamou que meses antes tivera o primeiro grande problema de saúde, manchinhas na pele.  Fazia brincadeiras (mas sem gargalhadas, o estilo era de um lorde inglês, contava suas histórias sempre com uma voz pausada e te olhando nos olhos. A entrevista virou bate-papo de duas horas, com interrupções para que atendesse alguns telefonemas. Falou de tudo, até da família.

- Quando Ricardo Teixeira (ex-genro e então presidente da CBF) se separou da minha filha, fiquei irado. Mas a minha mulher me chamou e disse: "ele sempre será o pai dos meus netos, é da família".  A união profissional permaneceu  e ele me respeita, me escuta. Ricardo queria ser presidente da Fifa em 2010, disse para ele esperar até 2015, pois será eleito. Ele apoiou Blatter agora e é só manter o curso para ser o próximo presidente da entidade.

Havelange, assim como Teixeira, já estava sendo investigado por causa de corrupção, mas a apuração ainda engatinhava e ele seguia com todas as suas honrarias. E muito influente. Um dos tais telefonemas que ele recebera era de Joseph Blatter, com quem falava quase diariamente.

Exemplos. Sobre a Copa do Mundo de 2014, garantiu ser dele a decisão de jogos em Manaus e Cuiabá para que "o mundo conhecesse a Floresta Amazônica e o Pantanal". Disse que nem sempre as suas ideias eram vencedoras, pois queria que o Maracanã não fosse remodelado, mas colocado no chão e que lutaria até o fim para que a tecnológica não entrasse no futebol.

- A discussão do erro é essencial. Não queira matar a coisa gostosa, a sua vida. Você vira robô. O árbitro não tem de ter ajuda da tecnologia.

falamos com havelange pag1
Imagem da página de abertura da entrevista de Havelange ao LANCE! em 2010 (foto:reprodução)

Sobre a corrupção, que acabou jogando por terra a sua reputação, Havelange dizia naquela época que era intriga da oposição.

- Sempre me atacam. Nunca suportaram um brasileiro, um homem do terceiro mundo, no poder.

Na hora de ir embora Havelange voltou a cumprimentar um por um. Comentou sobre os poucos objetos que enfeitavam a sala. Era o fim da última entrevista que o dirigente deu ao LANCE!.

Com o tempo, a investigação chegou até João Havelange, que foi renunciando aos cargos honoríficos, se afastando do centro do esporte, do poder e da mídia. Os problemas de saúde se agravaram. Viu o estádio batizado com o seu nome ser trocado. O atleta olímpico, presidente da então CBD (hoje CBF) durante o tri Mundial, presidente da Fifa de 1974 a 1998 morreu longe dos holofotes. Para os jornalistas que o conheceram ficará a imagem de um senhor extremante educado com o dom da palavra, que parecia conhecer tudo - e dar opinião sobre tudo - e era o centro das atenções. Será lembrado pelo lado bom? Sim. Pelo lado mau? Também.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter