LANCE!
07/06/2016
08:00
São Paulo (SP)

Desde que o Palmeiras foi fundado, em 26 de agosto de 1914, os torcedores da equipe palestrina mostram valorizar muito as raízes e tradição do clube. Com os grandes ídolos da agremiação, a história não é diferente. Prova disso é que entre os cerca de 126.600 sócios-torcedores inscritos no Avanti, mais de mil deles têm o mesmo nome de grandes jogadores que já passaram pelo time alviverde, como Marcos, Ademir, Evair, Edmundo, Valdir, Rivaldo, Djalma, Heitor e Olegário (nome do ex-volante Dudu).

De acordo com o quadro de membros cadastrados no projeto de sócio-torcedor palmeirense, 995 inscritos chamam-se Marcos, sendo este o recorde entre os nomes de ídolos. Atleta que mais atuou pelo clube alviverde em toda história, com 903 jogos, Ademir da Guia conta com 98 xarás entre os sócios Avanti. Já Evair, fundamental nas maiores conquistas da equipe na década de 90, tem dez homônimos entre os cadastrados.

- Como o Palmeiras ganhou o Campeonato Paulista de 1993 em junho e eu nasci só um mês e meio depois, meu pai resolveu fazer uma homenagem ao Evair, que estava jogando em alto nível naquela época e se consolidando como ídolo - afirmou o paranaense Evair Carrijo, que nasceu em 28 de julho de 1993.

Em maio deste ano, durante noite de autógrafos na unidade do Shopping Mooca da Academia Store, o Avanti organizou ação para promover o encontro entre o ex-atacante Edmundo e dois sócios-torcedores que são xarás do ex-camisa 7. Na ocasião, a dupla teve oportunidade de ter conversa exclusiva com o ídolo, tirar fotos e pegar autógrafos em camisas do time alviverde. No Avanti, há ainda outros seis associados ao programa com o nome Edmundo.

- Deve ser a primeira vez na história que três Edmundos estiveram no mesmo lugar. Fiquei surpreso em encontrá-los e achei uma ação muito bacana. Eu vi uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dizendo que existem 21 mil pessoas com este nome no Brasil. Acho que devo ter inspirado alguns - afirmou o ex-atacante, autor de 99 gols em 223 jogos disputados pelo Palmeiras.

Além de Marcos, Ademir da Guia, Evair e Edmundo, outros ídolos do clube alviverde têm homônimos no quadro do projeto de sócio-torcedor: Valdir (94 sócios), Heitor (69 sócios), Olegário (2 sócios), Rivaldo (6 sócios) e Djalma (27 sócios) são alguns deles.

O Palmeiras conta com mais de 126.600 sócios-torcedores e ocupa o segundo lugar do Torcedômetro, ranking nacional do Movimento por um Futebol Melhor. Além de ajudarem o clube, os filiados do Avanti aproveitam descontos e benefícios em produtos Ambev (Brahma), Unilever, Sky, Pepsico, Premiere, Centauro.com.br, Rede de Hotéis Arco, Méliuz e Bic, empresas parceiras do Movimento.