Zalayeta - Peñarol (Foto: Divulgação)

Zalayeta anunciou que vai pendurar as chuteiras em 2016 (Foto: Divulgação)

RADAR/LANCE!/POOL
04/11/2015
19:56
Rio de Janeiro (RJ)

Marcelo Zalayeta anunciou que vai parar de jogar após o primeiro semestre de 2016. Afirmou estar realizado na carreira e que por isso pretende se aposentar. Aos 37 anos, o jogador viu o sucesso de perto logo cedo na carreira.
Destaque no Mundial Sub-20 de 1997, Zalayeta, então com 18 anos, foi vendido pelo Peñarol a poderosa Juventus da Itália por US$ 3,5 milhões. Após o fim daquele ano, após um jogo do Uruguai, foi considerado como o Vieri (então principal atacante italiano na atividade) de seu país.
​Na Velha Senhora, onde ficou por dez anos, se caracterizou como o carrasco da dupla Barcelona e Real Madrid. Com gols decisivos, provocou a eliminação dos espanhóis em diferentes edições da Liga dos Campeões. No entanto, não ficou durante todo este período na Juventus.
Durante o período em que teve contrato com a Juve, Zalayeta foi emprestado algumas vezes. Napoli, Sevilla e Perugia fora os destinos. Nos três, ele acabou sendo rebaixado nos campeonatos nacionais. E soltou, na época, a seguinte declaração:
- É horrível. Tenho 24 anos e três rebaixamentos.

​Na Espanha, ainda se envolveu em uma confusão (além de Zalayeta, os uruguaios Nico Oliveira e Marcelo Otero também estavam presentes) em um pub local. Foram multados pelo incidente.

Após deixar a Juventus, atuou por Napoli e Bologna antes de regressar ao Peñarol. Na sua "casa", teve a oportunidade de reecontrar com Paolo Montero, que ajudou Zalayeta nos seus primeiros anos de Juventus. Foi campeão, eleito melhor jogador do Campeonato Uruguaio na temporada 2012/2013. Agora, está a poucos meses de encerrar uma carreira de gols, títulos e rebaixamentos.