Juventus x Dínamo Zagreb

A Juventus encara o Porto nas oitavas de final da Liga dos Campeões (Foto: AFP PHOTO)

Hugo Neves
12/12/2016
18:26
Record (POR), POOL do LANCE!

O Porto enfrenta a Juventus nas oitavas de final da Liga dos Campeões, num duelo que traz logo à memória dos mais apaixonados pelos dois clubes a célebre final da Taça das Taças de 1983/84, em que Boniek acabou com o sonho de José Maria Pedroto no comando dos dragões.

É uma Juve muito difícil aquela que a equipe de Nuno Espírito Santo vai encontrar, voltando a enfrentar uma equipe italiana depois de ter eliminado a Roma nos playoffs da Liga dos Campeões. A Juventus de Allegri é cada vez mais refinada e possui um plantel riquíssimo, cheio de boas opções e com dois grandes jogadores para cada posição. Haverá lugar ao sentimentalismo nesta eliminatória, uma vez que o brasileiro Alex Sandro voltará ao Dragão, onde jogou em 2011 e 2015.

Com uma defesa sólida, baseada na experiência de Buffon, Chiellini, Barzagli, Bonucci ou Evra, Allegri ainda contratou Daniel Alves a custo zero do Barcelona, mas viu o lateral brasileiro sofrer uma lesão grave. No meio-campo não faltam soluções: a Juventus vendeu Pogba ao Manchester United por 105 milhões de euros mas não se ressente disso porque tem Khedira, Marchisio, Pjanic, Hernanes, Lemina ou Asamoah. E no ataque há muita qualidade com Dybala, Mandzukic e Higuaín.

Frente ao Porto, a Velha Senhora venceu e empatou na fase de grupos de 2001/02 e ganhou a final da Taça das Taças em 1983/84, por 2 a 1. Será que chegou a hora de Nuno Espírito Santo 'vingar' essas derrotas e enviar os italianos para casa? Veremos em março.

Hugo Neves, do Record (POR), parceiro POOL do LANCE!