Técnico do Equador admite surpresa com boa fase da seleção

Gustavo Quinteros exalta trabalho que deu à equipe 100% nas Eliminatórias

Gustavo Quinteros
(Foto: AFP)

Escrito por

Presente em três das últimas quatro Copas do Mundo, o Equador volta a surpreender nas Eliminatórias Sul-Americanas. Em quatro rodadas até agora, a seleção varreu todos os seus rivais até agora, tem 100% de aproveitamento. E já pegou a Argentina em Buenos Aires, além do Uruguai. O que ganha ainda mais valor se for pegar a participação da equipe na Copa América, em que saiu na fase de grupos. Gustavo Quinteros, personagem da entrevista da semana do LANCE!, admite que também ficou surpreso. Desde a eliminação no torneio continental, quando derrotou o México, além de um amistoso contra Honduras, e os jogos qualificatórios para o Mundial.


- A Copa América me ajudou a comprometer os jogadores com o processo e com a mudança da ideia de jogo... Agora o Equador joga de forma diferente dos trabalhos anteriores e todas as partidas serviram para dar funcionamento a este ideia. No princípio custou um pouco, mas agora a equipe funciona bem.

'A Copa América me ajudou a comprometer os jogadores com o processo', diz Gustavo

- Eu me surpreendi com a evolução do jogo do Equador desde a partida contra o México na Copa América até hoje. A equipe joga como eu quero. E ganhou seis partidas seguidas. O Equador começou a mudar desde a Copa América. Assumimos em março de 2015 e aproveitamos os amistosos e as partidas da Copa América para formar uma equipe competitiva, que pudesse começar bem nas Eliminatórias, e estamos conseguindo isso - disse Quinteros ao LANCE!, que destaca a importância do torneio no processo:

No início das Eliminatórias, Quinteros fez as contas e disse que o objetivo era chegar aos 24 ou 25 pontos, e então sonhar com uma vaga na repescagem, ou seja, ficar na quinta posição. Com quatro rodadas, já atingiu metade deste números. Apesar de os números serem favoráveis, o treinador argentino/boliviano mantém os pés no chão.

- Não há que pensar agora nos pontos conseguidos. Devemos seguir trabalhando jogo a jogo para somar a maior quantidade possível. Acredito que para classificar, devemos chegar aos 27 pontos. Mas ainda falta muito e devemos manter a humildade no trabalhar para não cometemos erros no caminho que ainda resta. Há muitos candidatos e poucas vagas. Seguramente vai ser importante o jogo de equipe. As Eliminatórias Sul-Americanas são as mais difíceis de todas.

HOME - Argentina x Equador - Eliminatórias da Copa-2018 - Erazo (Foto: Juan Mabromata/AFP)
Erazo marcou na Argentina (Foto: Juan Mabromata/AFP)

O que faz o trabalho de Quinteros ter ainda mais valor foram os desfalques. Nos quatro jogos das Eliminatórias, não contou com os dois Valencias, o Enner e Antonio, em duas partidas, e com o jogador do Manchester United em apenas duas, as de estreia.

- São jogadores fundamentais para o nosso jogo, e a equipe não se ressentiu em seu funcionamento. Podemos substituí-los muito bem sem diminuir o rendimento. Temos boas peças de reposição para todos - apontou Quinteros, que vê uma boa evolução no futebol do país:

- O futebol equatoriano está evoluindo muito, e o torneio é muito competitivo. A cada ano jogadores vão para o exterior e saem jovens com muito futuro. Por isso, a classificação para a Rússia é mais possível.

Gustavo Quinteros
Gustavo Quinteros é o técnico do Equador (Foto: AFP)

Por outro lado, quem não sai é Walter Ayoví. Com mais de 100 jogos pela seleção, o veterano lateral-esquerdo veste a camisa 10, continua jogando em sua posição, apesar dos 36 anos, segue com muito prestígio com Gustavo Quinteros.

- Ayoví é um jogador importante na estrutura da equipe e espero tê-lo até o fim das Eliminatórias. É um jogador muito bem dotado fisicamente. Mas vamos começar a buscar uma reposição para o futuro nessa posição - admite.

Nas duas próximas datas de Eliminatórias, o Equador pega o Paraguai em casa, no dia 24 de março, e no dia 29, visita a Colômbia.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter