Messi e Neymar (Foto: Reprodução/Site oficial)

Messi  é favorito à Bola de Ouro. Neymar pode ficar entre os finalistas pela 1ª vez  (Foto: Reprodução/Site oficial)

LANCE!
20/11/2015
15:48
Madri (ESP)

Pela primeira vez nos últimos três anos, três finalistas da Bola de Ouro podem estar em campo no clássico entre Barcelona e Real Madrid, neste sábado, às 15h15 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. A presença dos rivais Messi e Cristiano Ronaldo na cerimônia da Fifa é chover no molhado. Além disso, a chance do terceiro nome ser da equipe catalã é grande.

Neste retrospecto há algumas semelhanças marcantes. Cristiano Ronaldo foi o único representante merengue, ao passo que o arquirrival provavelmente chegará a quatro craques na lista da entidade máxima do futebol.

Em 2012,  Cristiano Ronaldo, mesmo com vitórias importantes do Real Madrid, como no Campeonato Espanhol e na Supercopa da Espanha, ficou atrás de Messi, mas à frente do meia Xavi.

...mas Cristiano Ronaldo também fez dois e o clássico terminou empatado em 2 a 2 (Quique García/AFP)
Cristiano Ronaldo: o lobo solitário do Real Madrid (Foto: AFP)


Em 2011, a rivalidade foi aflorada com o número de clássicos (sete) no ano. Em campo, Cristiano Ronaldo teve que desafiar Messi e Iniesta. O português só conseguiu sair vitorioso uma única vez, na final da Copa do Rei, com um gol na prorrogação. Nos demais confrontos, três vitórias do Barcelona e três empates.


Um ano antes, os três finalistas da Bola de Ouro eram do Barcelona, time-base da Espanha campeã do mundo na África do Sul. Com Messi, Iniesta e Xavi, os catalães meteram um histórico 5 a 0 no rival, impondo a pior derrota da carreira do técnico José Mourinho.

Xavi e Iniesta (futebol) (Foto: AFP/Patrick Stollarz)
Xavi e Iniesta já concorreram à Bola de Ouro (Foto: AFP)


Nos três anos, Messi foi eleito o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo só voltou a levar o prêmio na edição de 2013. Juntos, os rivais abocanharam as últimas sete Bolas de Ouro.


A hegemonia do Barcelona na última temporada faz com que Neymar ou Suárez sejam os favoritos para competir com o argentino e o português. Outro jogador não conseguiu o impacto de resultados expressivos para ser colocado na bolsa de apostas. A equipe catalã conquistou o Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões com o brasileiro e o uruguaio como protagonistas, além do hermano, claro.

Em 2015-2016, a briga pela terceira vaga na Bola de Ouro promete esquentar. Neymar e Suárez têm, cada um, 13 gols na temporada. O brasileiro pode impressionar mais o jurado com lances plásticos e lindos tentos marcados recentemente. Além disso, a joia também foi um dos artilheiros da última Champions e está no topo entre os goleadores deste Campeonato Espanhol.

Já o duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo foi ofuscado nos últimos meses por conta da lesão do argentino e de um rendimento abaixo do esperado do gajo em algumas partidas mais difíceis. Fora dos gramados desde setembro, o camisa 10 do Barça soma apenas seis gols. Já o português conta com 13 bolas nas redes rivais, igualando o número dos rivais do Barcelona.