LANCE!
01/02/2016
14:36
Manchester (ING)

Na temporada que vem, Pep Guardiola vai assumir o Manchester City. Este será o terceiro clube de elite que o treinador vai comandar. Porém, apesar de estar prestes a ir para um dos times mais ricos do mundo, a equipe está bem longe da tradição de Barcelona e Bayern de Munique. Isso, aliás, traduz-se em números. Sozinho, o técnico catalão, em menos de 10 anos nesta carreira, já tem mais títulos do que os Citizens em mais de um século de história.

O City foi fundando inicialmente em 1880 com o nome St. Mark's, depois mudou para Ardwick, e finalmente se transformou em Manchester City em 1894. No total, em 136 anos de história, o time ganhou 18 troféus de elite (excluindo os sete da Segunda Divisão e um da Terceirona). Já Guardiola, que assumiu o Barça em 2008, já tem 19 conquistas.

Antes da era milionária, o Manchester City era um clube tradicional, mas não era vencedor. Até a chegada do dinheiro dos Emirados Árabes Unidos em 2008, o time tinha dificuldades, e era rebaixado e promovido com frequência. Aliás, o City e o Leicester, dois principais concorrentes ao título da Premier League deste ano, ao lado do Arsenal, são os maiores vencedores da Segundona da Inglaterra, com sete conquistas, cada.

Enfim, até a entrada do dinheiro, o Manchester City tinha 12 títulos em sua história. Incluindo o Campeonato Inglês duas vezes, e uma Taça dos Clubes Vencedores de Taças da Uefa, único troféu internacional do time até hoje. Depois do capital estrangeiro, foram mais seis conquistas.

Pep Guardiola também tem um título de Segunda Divisão, pelo Barcelona B. Mas, claro, também não entra na conta. Assumiu o time principal do Barça em 2008, e liderou uma das maiores equipes da história, que tinha Messi, Xavi e Iniesta como os seus pilares. Na Catalunha, levou todos os títulos possíveis. Um total de 14. Depois de um ano sabático, assumiu o Bayern de Munique, e incluiu mais cinco troféus em sua coleção.

Nessa "disputa" até a chegada efetiva de Guardiola, técnico e time podem aumentar suas contas. Pep é líder com folgas do Campeonato Alemão com o Bayern de Munique, está nas quartas de final da Copa da Alemanha - pega o Bochum -, e vai encontrar a Juventus nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Já o City tem quatro frentes, sendo a Champions em comum. Os ingleses pegam o Dínamo de Kiev. No Campeonato Inglês, é vice-líder como três pontos a menos que o Leicester. Os Citizens já podem igualar essa conta no dia 28 de fevereiro, pois faz a final da Copa da Liga Inglesa contra o Liverpool. E ainda está nas oitavas da FA Cup com encontro marcado com o Chelsea.