Barcelona x Sporting Gijón

Barcelona está perto de mais um título espanhol (Foto: LLUIS GENE/AFP)

RADAR/POOL/LANCE!
11/05/2016
21:00
Barcelona (ESP)

Se observarmos a relação de campeões da última década da Liga dos Campeões vamos constatar que o Barcelona é o único clube que ganhou o título mais de uma vez. Foram quatro títulos com três treinadores diferentes: Rijkaard, Guardiola e Luis Enrique. Nenhuma dos outros seis campeões: Real Madrid,Bayern, Chelsea, Inter, Manchester United e Milan repetiram. Algo que poderá se manter caso o Atlético fature o caneco no dia 28.

Mas o fato, que é incontestável do ponto de vista da estatística, não pode servir como consolo para a decepção que foi a eliminação na Liga dos Campeões ou que minimiza um novo título espanhol que pode vir no sábado diante do Granada. Por outro lado, os dois títulos nacionais podem virar coadjuvantes caso o Real Madrid leve a Champions.

Ganhar o Espanhol não é moleza. É muito complicado. Tão difícil que desde a temporada 2005/2006 o Barcelona venceu seis vezes conta três de Real e Atlético somados. Além disso, se Luis Enrique confirmar o título no sábado, serão seis títulos contra um de cada finalista da Liga dos Campeões nos últimos oito anos.

O título do Campeonato Espanhol não é algo menor. É um prêmio para os dez meses de competição que exige o máximo dos concorrentes, uma vez que eles precisam ganhar praticamente todos os jogos. Um exercício de dificuldade muito grande e que não pode ser minimizado pelo fato de um rival ganhar a Liga dos Campeões, que também é algo extraordinário.

Por isso, é preciso reconhecer o Barcelona, em caso de confirmação do título, pelo feito de levar o melhor campeonato do mundo.