Chico Buarque - Peñarol (Foto: Reprodução / El Observador)

Chico Buarque revelou 'paixão' pelo Peñarol (Foto: Reprodução / El Observador)

RADAR / POOL / El Observador (URU)
08/03/2016
13:42
Montevidéu (URU)

A relação entre Chico Buarque e o futebol não é nova. Suas paixões pelo Fluminense e por organizar partidas no Politheama em momentos de descanso já eram conhecidas. Porém, até esta terça-feira não se sabia que suas paixões futebolísticas também traziam espaço para um clube uruguaio. 

Quis o destino que as agendas do cantor Jorge Drexler, em meio à sua turnê e próximo da inauguração do Estádio de Las Acacias, do Peñarol, encontraria um espaço para desembarcar no Rio de Janeiro e jogar uma partida de futebol. E na companhia do autor de "Construção", "Cálice", "O que será?", "Bye, Bye, Brasil" e livros como "Estorvo", "Budapeste" e "Leite Derramado".

Após o encontro, Chico estava pronto para posar com sua camisa como sócio do aurinegro, graças ao próprio Drexler e seu amigo Álvaro Tuzman, com quem o uruguaio se encontra neste momento no Brasil. A relação entre futebol e música não é inédita: Chico já bateu uma bolinha com músicos como Bob Marley, Toquinho, Djavan, e até com destaques como Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Figo...

Como acontece no caso de muitos ícones da cultura brasileira, sua história musical coincide com vários aspectos do futebol. Chico Buarque mostra veemência quanto ao esporte bretão (a ponto de, algum tempo atrás, ter pedido ao lado de figuras como Zico e Pelé a saída da cúpula da Confederação Brasileira de Futebol). 

Chico ainda evoca como poucos o sentimento de um torcedor quando vence uma partida, e já mencionou o Fluminense em alguns momentos. A visita de Drexler ao cantor foi só uma parte do que ele fez no Brasil: houve também um jantar com Caetano Veloso e Carlinhos Brown, na qual o uruguaio apresentou a música "Zamba Para Vos.


Jorge Drexler será uma das principais figuras do espetáculo comemorativo comemorativo do estádio do Peñarol. Também durante sua permanência em Montevidéu, o músico uruguaio apresentará uma música nova para o clube e participará da inauguração do estádio, prevista para o dia 27 de março.