LANCE!
21/02/2016
16:23

No clássico basco entre Athletic Bilbao e Real Sociedad, objetivos parecidos: continuar na luta por uma vaga na Liga Europa. Mas apenas um time saiu com os três pontos. Fora de casa, a Real Sociedad conseguiu construir uma importante vitória para continuar sonhando com a competição europeia. E quem garantiu o triunfo foi o brasileiro Jonathas. Com o resultado, a Real Sociedad chegou aos 33 pontos e encostou no próprio Bilbao, que tem 35.

Na próxima rodada, a Real Sociedad recebe o Málaga, enquanto o Athletic Bilbao visita o Valencia.

O jogo começou equilibrado, com as equipes ainda se estudando e mantendo certa cautela ao ir ao ataque. A igualdade começou a terminar aos 17 minutos, quando o brasileiro Jonathas recebeu lançamento de Vela, dominou e bateu forte para abrir o placar. O que se viu após o gol foram inúmeras tentativas do Athletic Bilbao para conseguir o empate. A equipe do técnico Valverde buscou pelo alto, em chutes de longe e em jogadas construídas, mas sem sucesso.

Vendo o perigo se aproximar, a Real Sociedad passou a marcar um pouco mais à frente, orbigando os donos da casa e tentarem lançamentos no fim do primeiro tempo. Nesse fundamento, o Bilbao até conseguiu levar certo perigo, mas nada do empate.

A volta para o segundo tempo mostrou uma pressão enorme do Bilbao para conquistar o empate. E aí, quem apareceu foi o goleiro Rulli, que fez boas defesas. A Real Sociedad buscava evitar as bolas aéreas, uma das grandes armas dos donos da casa, mas, com a forte marcação pelas alas, acabava cedendo escanteios. O Athletic Bilbao, por sua vez, passou a fazer diversas faltas na intermediária de ataque para evitar a saída em velocidade dos visitantes.

E foi justamente em uma saída de bola errada da Real Sociedad que quase Muniain abriu o placar para o Athletic Bilbao. Em jogada individual, ele passou por dois adversários e bateu, mas mandou por cima da meta.

Nos minutos finais, enquanto o Bilbao fazia o abafa, a Real Sociedad fazia o que podia para evitar o empate. Já no último minuto, porém, quase que Prieto ampliou, mas mandou a bola para o alto.

No complemento da rodada, o Valencia bateu o Granada por 2 a 1, fora de casa, com todos os gols no segundo tempo. Parejo, aproveitando passe de Paco, abriu o placar para os visitantes e, no último minuto, Mina ampliou a vantagem. Nos acréscimos, porém, Mendez, depois de assistência de Rochina, fez o gol de honra do Granada. Dessa forma, o Granada permanece na lanterna do campeonato, com apenas 20 pontos, enquanto o Valencia, com 31 pontos, ocupa o meio da tabela.

Vale lembrar que Atlético de Madrid e Villarreal se enfrentam ainda neste domingo.