LANCE!
21/12/2016
09:32
São Paulo (SP) 

As principais ligas nacionais da Europa dão uma pausa para as festas de fim de ano. Na Alemanha e Itália ainda haverá uma rodada pré-natalina neste meio de semana, mas depois só em 2017. A exceção, já tradicional, é a Inglaterra. Na Premier League, a disputa se intensifica entre o fim de um ano e início do outro. Do dia 26 de dezembro, conhecido como Boxing Day, a 4 de janeiro acontecerão três rodadas. Esta última já abrindo o segundo turno, o que significa dizer que a competição já passará da metade. O período prevê dois grandes jogos: Liverpool x City, no Anfield, no último dia do ano, e o clássico londrino Tottenham x Chelsea, no White Hart Lane, em 4 de janeiro, uma quarta-feira. 

Para os fãs da competição nacional mais valiosa do mundo, será um prato cheio, portanto. E o fato de a luta pelo título estar acirrada só aumenta a atração. Ao contrário da temporada passada, quando o Leicester surpreendeu e ficou com a taça, agora a corrida está mais "previsível". O bloco dos seis primeiros colocados se descolou do restante e a diferença de pontos do líder Chelsea, que vem de 11 vitórias seguidas, para o sexto colocado, o Manchester United, é de 13 pontos. Os Blues, comandados por Antonio Conte, venceram os últimos 11 jogos. 

Confira abaixo a agenda da maratona de fim de ano da Premier League: 

18ª rodada 

Segunda (26/12) 

10h30 - Watford x Crystal Palace
13h - Arsenal x West Bromwich 
13h - Burnley x Middlesbrough
13h - Chelsea x Bournemouth 
13h - Leicester x Everton
13h - Manchester United x Sunderland
13h - Swansea x West Ham
15h15 - Hull City x Manchester City

Terça (27/12) 

15h15 - Liverpool x Stoke City

Quarta (28/12) 

17h45 - Southampton x Tottenham

19ª rodada

Sexta-feira (30/12)

18h - Hull City x Everton

Sábado (31/12) 

13h - Burnley x Sunderland 
13h - Chelsea x Stoke City
​13h - Leicester x West Ham
13h - Manchester United x Middlesbrough
​13h - Southampton x West Bromwich 
13h - Swansea x Bournmouth 
​15h30 - Liverpool x Manchester City

Domingo (1/1) 

11h - Watford x Tottenham 
14h - Arsenal x Crystal Palace

20ª rodada

Segunda (2/1) 

10h30 - Middlesbrough x Leicester
13h - Everton x Southampton
13h - Manchester City x Burnley
13h - Sunderland x Liverpool 
13h - West Bromwich x Hull City
15h15 - West Ham x Manchester United

Terça (3/1) 

17h45 - Bournemouth x Arsenal 
​18h - Crystal Palace x Swansea
18h - Stoke City x Watford

Quarta (4/1) 

18h - Tottenham x Chelsea

COM A PALAVRA - TIM VICKERY (Colunista da BBC Brasil) 

"Sem dúvida, o grande impacto da maratona de jogos de fim de ano é a sequência de jogos atípicos, causada normalmente pela falta de plenitude física e de um tempo de recuperação suficiente aos jogadores. Não é de surpreender, inclusive, que equipes com solidez defensiva sejam derrotadas sofrendo muitos gols, por exemplo.

Além disto, a sequência de dois e até três jogos em um curto espaço de tempo traz uma leva de partidas de nível técnico muito baixo. Por mais que esta maratona traga vantagens para o marketing do futebol inglês, há um consenso na Inglaterra de que os jogadores saem de campo muito prejudicados.

O preço desta falta de pausa no futebol da Inglaterra é refletido de uma forma bem drástica. Além dos atletas cada vez mais chegarem ao fim de ano esgotados, o desempenho da seleção da Inglaterra caiu muito. Até jogadores de outras nacionalidades que atuam no futebol inglês também decepcionam muitas vezes quando jogam por suas respectivas seleções."