Suíça x Portugal

O atacante Embolo (7) vibra logo após marcar o primeiro gol da Suíça contra Portugal, na rodada de estreia das Eliminatórias da Europa (FABRICE COFFRINI / AFP)

RADAR/LANCE!
06/09/2016
17:48
Basileia (SUI)

Atual campeão europeu, Portugal fez nesta terça-feira a estreia no Grupo B das Eliminatórias para a Copa-2018. Na teoria, encarando o seu jogo mais difícil na campanha rumo à Rússia: fora de casa, contra a Suíça, a segunda força de uma chave na qual os patrícios são os favoritos. Embora tenha jogado bem - mesmo sem Cristiano Ronaldo e Renato Sanches - os portugueses pecaram pela má pontaria.  De seus 27 chutes a gol, apenas quatro foram no alvo. Melhor para a Suíça, que venceu por 2 a 0 e fecha a rodada na liderança.

Os gols dos suíços foram no primeiro tempo, quando o time era totalmente dominado por Portugal.  Embolo e Mehmedi marcaram. A Suíça terminou o jogo com um a menos, pois Xakha foi expulso no finzinho.

O JOGO

Portugal entrou em campo sem três titulares da campanha vencedora da Euro-2016: Renato Sanches e Cristiano Ronaldo, machucados, foram substituídos por João Moutinho e Eder (autor do gol do título europeu); João Mário foi sacado minutos antes da partida para a entrada de Bernardo Silva, uma surpresa. Já a Suíça - que na Euro foi eliminada pela Polônia nos pênaltis e caiu sem derrota no tempo normal - não contou com seu principal jogador, Shaqiri, com lesão muscular, deu o lugar para Embolo.

Portugal começou muito bem, segurando os suíços na defesa e criando oportunidades com Éder, Bernardo Silva e Nani, todas chutada para fora. Parecia jogar em casa. Porém, aos 22 minutos, a Suíça abriu o placar. Embolo sofreu falta de Adrien próximo da área, pela direita. Rodríguez bateu bem e Rui Patrício chegou a fazer a defesa parcial, mas Embolo aproveitou o rebote e cabeceou para a rede.

Portugal tentou manter a postura ofensiva. Mas um erro de marcação aos 29 minutos foi fatal. Após Moutinho perder a bola, Seferovic foi lançado pela direita e, do fundo, fez um cruzamento rasteiro para Mehmedi. O camisa 18 recebeu e, no meio de quatro portugueses que só olhavam, ajeitou e tocou à esquerda de Rui Patrício. Suíça 2 a 0.

Após o intervalo, Portugal voltou com duas mudanças. João Mário no lugar de William Carvalho e André Silva na vaga de Éder. Portugal seguiu com maior posse de bola e domínio ofensivo, até porque os suíços, com a vantagem no placar, se fecharam.

O camisa 10 João Mário entrou muito bem, começou a centralizar as jogadas, mas Portugal não finalizava com perigo. Já os donos da casa, nos raros contra-ataques, assustavam muito mais, como ocorreu aos 25, quando Dzemali perdeu gol feito. 

Na reta final, Fernando Santos foi para o tudo ou nada ao tirar um meia (Moutinho) e colocar um atacante (Quaresma). Com um volante, três meias e dois atacantes, os lusitanos foram para o tudo ou nada: o zagueiro Fontes só não marcou aos 30 graças ao zagueiro Schaar, que mandou para escanteio com o bico da chuteira; depois, Nanim, na pequena área, cabeceou na trave.

Não era dia de Portugal, para alegria dos torcedores suíços, entre eles o tenista Roger Federer, que acompanhou a partida no setor vip ao lado do presidente da Fifa o compatriota Gianni Infantino. 

Hungria tropeça

Em outro jogo grupo,  surpresa. A Hungria, a terceira força, foi até as Ilhas Faroe e apenas empatou com a frágil seleção local, 0 a 0.  fechando a primeira rodada do B, a Letônia derrotou Andorra, na casa da rival, por 1 a 0. Sabala no início do segundo tempo, fez o gol.

A segunda rodada do grupo ocorrerá no dia 7 de outubro. Portugal receberá a Islândia em Aveiro. A Suíça vai até Budapeste encarar a Hungria e Ilhas faroe visitará a Letônia.


FICHA TÉCNICA
SUÍÇA 2 X 0 PORTUGAL
Grupo B DAS ELIMINATÓRIAs DA EUROPA - 1ª rodada
LOCAL:
St. Jakobs Park, Basileia (SUI)
DATA E HORA: 6/9/2016 15h45min (de Brasíla)
ÁRBITRO:  Antonio Mateu Lahoz (ESP)
AUXILIARES: Roberto del Palomar  e Pau Cebrián Devís (ESP)
CARTÕES AMARELOS: Mehmedi, Behrami e Xakha (SUI)
CARTÕES VERMELHOS: Xakha (SUI)
GOLS: Embolo, 22'/1ºT (1-0), Mehmedi, 29'/1ºT (2-0)

SUÍÇA: Sommer, Lichtsteiner (Widmer, 24'/2ºT) , Schär, Djourou e Ricardo Rodriguez, Behrami, Xhaka, Dzemali (G. Fernandes. 43'/2ºT) e Embolo; Mehmedi e Seferovic (Derdiyok, 32'/ 2ºT). TEC: Vladmir Petkovic

PORTUGAL: Rui Patrício, Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; William Carvalho (João Mário, Intervalo), Adrien, Moutinho (Quaresma, 22'/2ºT) e Bernardo Silva; Nani e Éder (André Silva, Intervalo). TEC. Fernando Santos