Fernando Canesin - Oostende (Foto: Divulgação)

Fernando Canesin já marcou cinco gols no Campeonato Belga (Foto: Divulgação)

Mário Boechat
13/01/2016
12:57
Oostende (BEL)

Um dos favoritos para conquistar a Bola de Ouro no futebol belga, o brasileiro Fernando Canesin, do Oostende, está perto de uma outra conquista. Ele aguarda ainda para este mês o passaporte comunitário, que o permitiria defender a seleção da Bélgica e deixar de ser estrangeiro nos clubes europeus.

Canesin revelou ao LANCE! que já foi procurado por pessoas ligadas à seleção no ano passado e que aceitaria defender o país, atualmente primeiro colocado no ranking da Fifa.

- No ano passado, pessoas ligadas à seleção belga me procuraram para saber como estava os trâmites do meu passaporte belga. Assim que sair meu passaporte, também será uma vitória para mim. Estou há mais de cinco anos na Bélgica e ele me possibilitará não apenas jogar na seleção, como também facilitar para jogar em outros campeonatos. A expectativa é que ele fique pronto já agora em janeiro. Estou no aguardo de uma carta liberando o meu passaporte. Agora, estou na mão dos belgas de me liberarem o passaporte.

E a possibilidade de jogar com astros do futebol mundial, como Hazard, Kompany, Courtois e Lukaku, deixa o meia do Oostende esperançoso.

- Seria um sonho para mim e acho que é um sonho para qualquer jogador poder atuar pela seleção belga. Tive o prazer de jogar algumas partidas com o Lukaku pelo Anderlecht. Se puder voltar a jogar com ele e com os outros craques, como o Hazard, será motivo de muito orgulho para mim.

Se optar pela Bélgica, Canesin teria que abrir mão da Seleção Brasileira. O meia explica que as chances no time de Hazard & cia. seriam menos complicadas.

Bélgica x Chipre - Hazard (Foto: Yorick Jansens/ AFP)
Jogar com Hazard é um sonho para Canesin (Foto: Yorick Jansens/ AFP)


- Na Seleção Brasileira, a concorrência é enorme. Não que na belga não seja. Mas acho que o Brasil já tem muitos nomes fortes. Se eu defender a Bélgica primeiro, acredito que eu não vá me arrepender por tê-la escolhido - disse o meia, revelando o sonho de jogar com Neymar:

- Acho que é o sonho de todo brasileiro jogar ao lado do Neymar. Mas a vida de um jogador é difícil, precisamos tomar muitas decisões complicadas. Temos que abrir mão de algumas coisas para termos outras. E vai ser sempre assim.

CANESIN FALA DE PROPOSTAS

A boa fase na Bélgica pode abrir diversas portas para Fernando Canesin, no país ou em outros grandes centros da Europa. E a Premier League é o campeonato que mais atrai o brasileiro.

- Eu espero jogar um dia na Inglaterra. É o campeonato mais disputado que tem no mundo. Times como Chelsea, Arsenal, Manchester City....são clubes grandes que todos gostariam de jogar.

Fernando Canesin - Oostende (Foto: Divulgação)
Fernando Canesin quer atuar no futebol inglês (Foto: Divulgação)

Canesin revelou ter recebido algumas propostas para deixar o Oostende. No entanto, o clube só divulgou o interesse do Celta de Vigo, da Espanha. Na época em que atuava pelo Anderlecht, o brasileiro relembrou de uma oferta do São Paulo.

- Do Brasil, cheguei a ter uma oferta do São Paulo na época que ainda estava no Anderlecht, mas o clube não me liberou. O Tricolor, se algum dia abrir as portas para mim, vou com o maior prazer - disse o apoiador, citando que gostaria de jogar, além do São Paulo, nos outros grandes do estado:

- Uma possível volta para o Brasil, que tem um campeonato como o Brasileirão, eu analisaria com bastante carinho. Sempre acompanho o campeonato, vejo os grandes times, como São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras. São os que eu mais me identifico, pois sou de Ribeirão Preto, e sempre estou assistindo-os. Nunca sabemos o nosso futuro, a vida de jogador muda sempre muito rápido, mas sonho em jogar em um deles.