LANCE!
19/11/2015
11:36
Turim (ITA)

Um dos principais nomes do futebol mundial, o goleiro Gianluigi Buffon comemora nesta quinta-feira 20 anos de futebol profissional. Foi no dia 19 de novembro de 1995 que o capitão da Itália e da Juventus dava os primeiros passos no time principal do Parma, clube que o revelou.

Engana-se quem pensa que Buffon tem uma lista extensa de times no currículo. Pelo contrário. Além do Parma, o goleiro atuou apenas na Juventus, no qual chegou em 2001 e não saiu mais. Foi um dos poucos do estrelado elenco da Velha Senhora a permanecer em Turim após o rebaixamento em 2006, após acusação de armação nos resultados. Daquele time, saíram jogadores como Ibrahimovic, Vieira, Emerson, Thuram, Zambrotta e Canavarro. Ao todo, atuou 551 vezes pela Juve. Pela seleção italiana, já entrou em campo em 154 partidas. Já no Parma, mais 226 jogos.

Em seu primeiro jogo na carreira, Buffon já mostrou qualidade. Ele parou o ataque do Milan no empate em 0 a 0 em 1995/1996. Na temporada de estreia, mesmo com 17 anos, entrou em campo em dez oportunidades pelo Parma.

Buffon tem uma currículo bastante recheado de títulos. Foram seis do Campeonato Italiano, dois da Copa da Itália, seis da Supercopa da Itália e um da Série B, além de duas Liga Europa. Ele era o goleiro titular da Azzurra, campeã mundial de 2006.