Novo formato? Mundial de Clubes pode ter 24 times a partir de 2021

Fifa envia documento à Conselho e espera definição do novo regulamento em junho

Real Madrid x Grêmio
O Real Madrid é o atual bicampeão do Mundial de Clubes (Foto: AFP)

Escrito por

Com o mesmo formato do Mundial de Clubes desde 2005, a Fifa quer mudar a principal competição de times do mundo a partir de 2021. Segundo o site do "GloboEsporte.com", a entidade máxima do futebol apresentou ao Conselho da entidade um novo projeto. A tendência é que em junho o martelo seja batido. 

A Fifa quer que a competição conte com 24 times, contra sete do formato atual. Para isso, porém, seria necessário a ampliação do número de datas disponíveis: hoje, o torneio dura em torno de dez dias. Seriam necessários um aumento para 18, aproximadamente, e seis estádios. Atualmente, são dois. O novo torneio seria disputado de quatro em quatro anos.

A escolha dos times

A ideia da Fifa é colocar 12 dos 24 times partindo da Europa. Seriam escolhidos os quatro últimos campeões e vices da Liga Campeões, além dos quatro últimos vencedores da Liga Europa. Na América do Sul, outras quatro equipes: as que conquistaram as últimas Libertadores - os campeões da Sul-Americana fariam um mata-mata para definir quem disputaria a repescagem contra o representante da Oceania, definindo assim mais uma vaga.

Dois clubes da África, dois da Ásia e dois da Concacaf completam a lista, além de um time do país sede.  A ideia é que as equipes sejam divididas em oito grupos com três times cada, classificando apenas uma por chave. A partir de então, haveria jogos eliminatórios em quartas, semi e final.

A ideia da Fifa é que o novo Mundial de Clubes ocupe o lugar da Copa das Confederações, que teve sua última edição na Rússia, em 2017, no calendário atual - disputada em junho, um ano antes da Copa do Mundo. O Mundial atual seguiria valendo até 2020.

Todo campeão da Libertadores, obrigatoriamente, cairia no grupo de um europeu. Oito clubes da Uefa estariam no "pote 1" do sorteio, outros quatro formariam o "pote 2" com os campeões da Liberta. As equipes dos demais continentes estaria no "pote 3".

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter