RB Leipzig x Borussia Dortmund

RB Leipzig, após empatar na rodada da estreia fora de casa, leva a torcida ao delírio ao derrotar o poderoso Dortmund e conquistar a sua primeira vitória na elite alemã na história (ROBERT MICHAEL / AFP)

RADAR/LANCE
10/09/2016
16:22
Leipzig (ALE)

O caçula do Campeonato Alemão (foi fundado em 2009), o RB Leipzig ( clube que pertence á empresa Red Bull) conseguiu neste sábado o seu primeiro resultado relevante na elite. Com um gol de Keita no último minuto, concluindo jogada de Burke, o time derrotou em casa por 1 a 0 o poderoso Borussia Dortmund.

Esta foi a primeira vez em oito anos que um time estreante em primeira divisão ganhou um jogo na elite alemã e o resultado foi muito comemorado pelo público que lotou o RB Arena, esgotando todos os 42.558 ingressos colocados á venda. O último tinha sido o Hoffenheim, que em 2008 derrotou o Borussia Mönchengladbach.

O jogo foi equilibrado, sendo que o RB foi um pouco melhor no primeiro tempo e voltou a comandar as ações na reta final, embora tenha levado uma bola na trave em chute de Schurrle. O gol foi obra de dois reservas. Burke, que entrara aos 30 minutos, deu assistência para Keita - que entrara aos 40 minutos - fazer o gol que garantiu uma vitória histórica.

- Isso tudo é ótimo, pois merecemos uma vitória que não veio por acaso e a torcida fez a parte dela, lotando para acompanhar o jogo com o Dortmund. Para a cidade, não tem preço - disse Ralf Rangnick, Diretor de Esportes RB Leipzig logo após a partida.

Com o resultado, o RB manteve a invencibilidade e chegou aos quatro pontos. O Dortmund  - que nas últimas seis edições da Bundesliga ganhou duas e foi vice em três - parou nos três pontos e viu o tetracampeão Bayern de Munique abrir frente na liderança com seis pontos (ao lado do Hertha Berlin).

Uma curiosidade:  embora as iniciais RB lembrem o nome Red Bull, na Alemanha é proibido um time usar o nome de uma empresa e em razão disso, eles criaram um jeitinho, fazendo que o RB do clube signifique RaisenBallsport ( algo como esporte da bola na grama em alemão).

Finlandês marca três para o Leverkusen

Outro grande destaque da rodada foi o atacante Joel Pohjanpalo (se pronuncia Punhapalo) que defende o Bayer Leverkusen. O garoto de 21 anos, que foi destaque do Fortuna Dusseldorf na temporada passada e fizera um gol na rodada de estreia após sair do banco. Voltou a fazer das suas. Jogador da seleção da Finlândia, ele começou no banco mais uma vez na partida contra o Hamburgo, que vencia por 1 a 0 (gol de Shou Wood). Ele entrou na etapa final e marcou três vezes, aos 35, 46 e 49 minutos. A vitória por 3 a 1 garantiu os primeiros pontos do Leverkusen. E Pohjanpalo, que marcou todos os gosl do time no Alemão até o momento saiu ovacionado.

A rodada alemã, que começou nesta sexta-feira com a vitória por 2 a 0 do Bayern de Munique sobre o Schalke 04, na casa do rival,  contou com outros jogos neste sábado.  Freiburg 3x 1Borussia M'Gladbach, Ingolstadt 0x2 Hertha Berlin, Wolfsburg 0x0 Colonia e Darmstasdt 1x0 Eintracht Frankfurt. Neste domingo, dois jogos fecham a segunda rodada: Werder Bremen x Augsburg e Mainz 05 x Hoffenheim.