Nigéria bate Mali e é pentacampeã mundial sub-17

Triunfo por 2 a 0 na final africana confirma que nigerianos - que levaram o segundo caneco seguido - possuem a hegemonia na categoria 

Nigéria sub-17 (Foto: Andres Pina/AFP)
Jogadores da Nigéria sub-17 festejam a conquista de mais um campeonato na categoria   (Foto: Andres Pina/AFP)

Escrito por

A Nigéria confirmou o favoritismo na Copa do Mundo Sub-17, que se realiza no Chile. Depois de eliminar o Brasil nas quartas e na semifinal passar pelo México (seu adversário na final de 2011), a seleção venceu neste domingo, a "final africana",  a fazer 2 a 0 na seleção de Mali, no Estádio sausalito, em Viña del Mar. Com isso, conquistou o pentacampeonato e o segundo titulo seguido. Osimhen, artilheiro da competição com dez gols (um recorde) e Bamgboye marcaram, ambos na etapa final.

Atual campeã africana e a maior surpresa do torneio, Mali vendeu caro a derrota. Depois de ter a felicidade de ver a Nigéria perder um pênalti logo no início do primeiro tempo - Ebere cobrou e o goleiro Diarra defendeu - o time conseguiu controlar bem a partida no primeiro tempo. Porém, na etapa final, a Nigéria fez valer a sua tradição na competição. Osimeh marcou um belo gol aos dez minutos. Mali nem tinha se recomposto e levou o segundo gol aos 13, com Bamgboye. Daí para a frente o jogo se manteve equilibrado, com a Nigéria sabendo administrar a vantagem.

No fim da partida, os nigerianos fizeram muita festa e uma atitude bonita de Osimhen ganhou aplausos da torcida. Um menino entrou em campo para pedir a camisa do artilheiro e acabou sendo agarrado pelos seguranças, sendo levado com alguma violência para fora do gramado. O nigeriano, vendo a situação, correu até o garoto, deu a sua camisa para ele e ainda o levou para as arquibancadas.

A Nigéria encerrou a sua campanha com seis vitórias e uma derrota, para a Croácia, na primeira fase, quando já estava classificada.  Kelechi Nwakali (Nigeria) foi considerado o bola de ouro da competição. Osimeh ganhou a chuteira de ouro como goleador e também a bola de prata.  A vice-campeã Mali levou dois prêmios. Malle ficou com a bola de bronze e o goleiro Diarra com a luva de ouro. A próxima edição do Mundial ocorrerá em 2017 na Índia.
A campanha da Nigéria:
2 a 0 Estados Unidos
5 a 1 Chile
1 a 2 Croácia
6 a 0 Austrália
3 a 0 Brasil
4 a 2 México
2 a 0 Mali

Os campeões Sub-17
1985 - Nigéria
1987 - Rússia
1989 - Arábia Saudita
1991 - Gana
1993 - Nigéria
1995 - Gana
1997 - Brasil
1999 - Brasil
2001 - França
2003 - Brasil
2005 - México
2007 - Nigéria
2009 - Suíça
2011 - México
2013 - Nigéria
2015 - Nigéria


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter