‘Messidependência’ tem os dias contados no Barcelona

Em grande fase, Neymar e Suárez mostram que há vida e futebol sem o atacante argentino

Messi (Foto: AFP)
Dono do time, Messi encontrará um Barcelona diferente neste mês  (Foto: AFP)

Escrito por

Em 2013, acometido por lesões, Messi perdeu o reinado de melhor jogador do mundo e deixou o Barcelona órfão do jogador que pode desequilibrar uma partida em apenas um lance. O time catalão não encontrou uma solução à altura e passou um longo período de dúvidas e instabilidade. Em 2015, parece que a "Messidependência" está com os dias contados. Suárez e Neymar brilharam nos últimos jogos e levaram a equipe à liderança isolada do Campeonato Espanhol e a um ponto da vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Empolgada com a atuação da dupla, a imprensa e a torcida catalã acabaram se esquecendo da ausência do camisa 10 argentino, fora dos gramados desde o fim de setembro, por conta de uma contusão no joelho esquerdo. Messi tem o retorno previsto para o fim deste mês. Ele pode, inclusive, jogar o clássico contra o Real Madrid, no dia 21, no Estádio Santiago Bernabéu.


Sem Messi, o Barcelona teve oito vitórias, um empate (com os reservas) e uma derrota. O desempenho de Suárez e Neymar chama ainda mais a atenção. Dos 21 gols marcados pelo time catalão neste período, 20 tiveram a participação de pelo menos um astro, seja com um gol ou com uma assistência, quase 100% de aproveitamento. Melhor, juntos, os dois participaram dos últimos dez gols do Barça, revezando entre o passe final e a bola colocada na rede adversária.

HOME - Barcelona x Villarreal - Campeonato Espanhol - Neymar e Suárez (Foto: Josep Lago/AFP)
Neymar e Suárez dão show a cada jogo (Foto: Josep Lago/AFP)


O argentino encontrará um Barça bem diferente daquele que venceu o Las Palmas por 2 a 1, quando teve o infortuno da lesão. Neymar ocupou o lugar que foi de Messi muitas vezes e passou a ser artilheiro isolado do Campeonato Espanhol, com 11 gols. Suárez é mais do que um coadjuvante de luxo. O uruguaio decidiu jogos importantes, como na dramática vitória sobre o Bayer Leverkusen por 2 a 1, no Camp Nou, pela segunda rodada da Champions.

Com Messi em campo, Barça foi goleado duas vezes nesta temporada: Bilbao e Celta


- Estou encantado em ter na equipe jogadores como Neymar, Suárez e Iniesta. Já disse e repito. Sou um privilegiado. São únicos e têm um grande nível coletivo. Buscamos sempre a harmonia. O que nos preocupa é saber se Messi estará bem. Somos infinitamente melhores com ele - responde o técnico do Barcelona, Luis Enrique.

Com a palavra:  Joan Poqui (Mundo Deportivo)

Messi resolvia porque era o melhor do mundo e seguirá resolvendo. Mas o Barcelona tem outros argumentos e joga coletivamente. Sem Messi, o Barça deixou escapar apenas três pontos contra o Sevilla, numa partida em que jamais mereceu perder. Acho que terão de inventar outro termo. Pois "Messidependência" está cada vez mais próximo do fim.



News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter