Liverpool x Watford

Juntos, Firmino e Coutinho marcaram 1/3 dos gols do Liverpool na Premier League (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

LANCE!
08/11/2016
19:30
Liverpool (ING)

Após 13 meses de trabalho, o técnico Jürgen Klopp conseguiu moldar o Liverpool à imagem e semelhança do Borussia Dortmund bicampeão alemão (2010-2011 e 2011-2012). O time lidera o Campeonato Inglês, desbancando o Manchester United de José Mourinho e o Manchester City de Pep  Guardiola, apontados como favoritos antes do torneio.

Klopp é o responsável por grandes reformas na equipe da cidade dos Beatles. Se no Borussia Dortmund o treinador alemão tinha Lewandowski como a referência de ataque, no Liverpool o centroavante tem sido Roberto Firmino. O brasileiro melhorou a própria média de gols da carreira. Em 12 jogos, foram seis. O time vermelho passou a contar com o melhor ataque do Campeonato Inglês, com os homens de frente dividindo os números positivos do setor.

Na ausência de um ídolo, o Anfield Road vê em Philippe Coutinho um jogador cada vez mais regular e à vontade com a camisa do Liverpool. A cada jogo, o meia se consolida como talismã da torcida.

A parceria entre Firmino e Coutinho é o retrato de um Liverpool que sonha em acabar com um jejum de 27 anos sem títulos do Campeonato Inglês.

– Eles são de elite. O conhecimento deles de jogo não se limita ao ataque. Eles também ajudam o time defensivamente – definiu o capitão do time, Jordan Henderson.

Passado enterrado

O Liverpool esteve muito perto da consagração em 2014, mas deixou a liderança escapar nas rodadas finais. No clube desde o início da última temporada, Klopp rejeita paralelos entre o presente e o passado.

– É um momento muito bom. Todos comparam com o passado. Nossa história começou há meses. Não podemos ser comparados com anos anteriores, nem carregar os insucessos nas costas. É preciso olhar o futuro com muito otimismo – filosofou.

NÚMEROS DO LÍDER

Artilharia

O Liverpool tem o melhor ataque da Premier League, com 30 gols. A artilharia do próprio time é equilibrada: Mané (6), Firmino (5), Philippe Coutinho (5) e Lallana (3).

Ultraofensivo

A equipe lidera em arremates (146) e no aproveitamento das chances criadas (20,5%). Os dados são do site da empresa Opta Sports.

Seguro atrás

O Liverpool está na segunda posição em desarmes (713). Além disso, recebe o menor número de disparos contraa sua meta (89).