LANCE!
10/04/2016
14:27
Leicester (ING)

O Tottenham venceu o Manchester United neste domingo por 3 a 0, e manteve a distância do Leicester City na liderança nos sete pontos. Os Foxes não conseguiram disparar ainda mais, porém, o resultado trouxe uma grande notícia para o time de Claudio Ranieri. A equipe garantiu sua vaga para a próxima Liga dos Campeões. É a primeira vez na história que isso acontece.

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Sunderland, o Leicester alcançou os 72 pontos. Como o Manchester United perdeu, ficou estacionado nos 53.  Os Red Devils, que estão na quinta colocação, só vão disputar mais 18 pontos e a distância é de 19, por isso os Foxes já estão confirmados no G4 do Campeonato Inglês. Na pior das hipóteses, caso tudo dê muito errado na reta final da Premier League, ficam na quarta posição e irão para a fase preliminar.

Será a estreia do Leicester na Liga dos Campeões. Mesmo em outras competições, a experiência dos Foxes em torneios internacionais é bem pequena. Os Foxes jogaram alguns campeonatos amistosos ao longo de sua história. Mas oficiais foram apenas três. O mais recente em 2000/01. Mas sempre sem sucesso.

A primeira foi em 1961/62. Na temporada anterior, o Leicester foi vice da FA Cup perdendo a final para o Tottenham. Como os Spurs também levaram o Campeonato Inglês, os Foxes foram para a extinta Copa dos Vencedores de Copas da Europa. Na fase preliminar eliminou o Glenavo, da Irlanda do Norte, mas na etapa seguinte caiu para o Atlético de Madrid, com um empate em 1 a 1 em casa, e uma derrota por 2 a 0 na capital espanhola.

Juninho Paulista é um personagem importante na história europeia do Leicester

Depois de mais de três décadas, o Leicester voltou à Europa. O time ganhou a Copa da Liga de 1996/97 batendo o Middlesbrough de Juninho Paulista na final, e foi para a Copa Uefa, atual Liga Europa. Curiosamente, voltou a encontrar o Colchonero.

E foi outra vez eliminado. Perdeu na Espanha por 2 a 1 e na Inglaterra por 2 a 0. A outra curiosidade é que o herói da classificação colchonera foi justamente Juninho Paulista, que tinha sido vendido pelo Middlesbrough, e conseguiu uma "vingança pessoal". Ele fez dois gols na eliminatória.

Em 1999/2000, o Leicester ganhou novamente a Copa da Liga na surpreendente final contra o Tranmere Rovers, e voltou à Copa Uefa. Desta vez, não teve o Atlético de Madrid pela frente. Pegou o Estrela Vermelha, empatou em 1 a 1 na Inglaterra, mas perdeu por 3 a 1 fora de casa.