Finlândia x Kosovo

Histórico! Kosovo briga por uma vaga na próxima Copa do Mundo (Jussi Nukari / Lehtikuva / AFP)

LANCE!
05/09/2016
18:03
Turku (FIN)

Kosovo, país cuja independência foi reconhecida pela comunidade internacional em 2008, realizou nesta segunda-feira a primeira partida oficial no futebol. No Veritas Stadium, em Turku, a seleção caçula da Uefa empatou com a Finlândia por 1 a 1, em duelo válido pela primeira rodada das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo-2018.

O norueguês Berisha, do Red Bull Salzburg (AUT), marcou o gol de empate, aos 15 minutos do segundo tempo. Antes de jogar pela seleção estreante no futebol internacional, o meia de apenas 23 anos fez 19 partidas pela Noruega.


Os pais de Berisha são imigrantes de Kosovo que se mudaram para a Suécia, local de nascimento do filho. No entanto, como foi criado na Noruega, onde passou a maior parte da infância e adolescência, o meia se naturalizou e passou a defender a seleção daquele país desde 2012.

Reconhecido pela Fifa e pela Uefa em maio, Kosovo disputa as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, o primeiro torneio oficial do país. A seleção está no Grupo I, ao lado de Finlândia, Croácia, Islândia, Ucrânia e Turquia.

Kosovo, que conseguiu a independência da Sérvia em 2008, entrou no órgão europeu em votação apertada: 28 a 24. Na entidade mundial foi mais fácil, teve 86% a favor.