Clint Dempsey - Estados Unidos x Equador

Estados Unidos ficaram em quarto na última Copa América (Foto: Otto Greule Jr/Getty Images North America/AFP)

LANCE!
30/06/2016
19:07
Havana (CUB)

Pela primeira desde 1947, Estados Unidos e Cuba vão jogar um amistoso internacional. A histórica partida será realizada no dia 7 de outubro, no Estádio Pedro Marrero, em Havana.

Será a segunda visita dos Estados Unidos a Cuba nos últimos 69 anos. Em 2008, os norte-americanos venceram por 1 a 0, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

- Estamos felizes em ter a oportunidade de levar nossa equipe para Cuba. Além de uma boa competição, estamos sempre à procura para o nosso grupo a ter experiências diferentes, e esta é uma oportunidade única - disse o técnico dos Estados Unidos, Jürgen Klinsmann.

Os Estados Unidos voltam a atuar no dia 2 de setembro contra São Vicente e Granadinas após terminar em quarto a Copa América Centenário, torneio no qual foi anfitrião. A partida é válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Após a Revolução Cubana de 1959, liderada por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, os dois países romperam suas relações dois anos depois, e durou durante todo o período em que o presidente ficou no cargo, com direito a diversos episódios. Entre eles a aliança dos cubanos com a União Soviética, a invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos Mísseis, e outros.

Em 2014, já com Raúl Castro, irmão de Fidel, na presidência, os países voltaram a estabelecer relações diplomáticas. Isto era um dos grandes objetivos de campanha de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. Aos poucos, a abertura está sendo feita Não só para os EUA, mas para o mundo. O político já fez uma visita oficial de três dias, com direito a jogo de beisebol, e até show do Rolling Stones. Agora, o amistoso é mais um importante acontecimento.