Adeus, Cruyff! Veja fotos da vida do craque

Lenda do futebol, Cruyff foi jogador e treinador de Ajax e Barcelona (Foto: AFP / HECTOR GUERRERO)

LANCE!
06/10/2016
18:26
Londres (ING)

Pep Guardiola considera um erro ser comparado a Johan Cruyff. Para o técnico do Manchester City, o holandês foi o homem mais influente na história do futebol, seja como jogador, seja como treinador.

Ídolo do Ajax e do Barcelona, Cruyff morreu neste ano, vítima de um câncer no pulmão. Nesta quinta-feira, o ex-jogador teve a biografia lançada em Londres, com a participação de Pep Guardiola.

- A influência de Cruyff foi enorme e incrível. Apenas tentamos seguir o que ele nos ensinou. Não é comparável a nenhum outro, independente de títulos e conquistas. Johan era especial. Não tinha outro cara assim - afirmou Guardiola, com o livro "Johan Cruyff: Minha Vez", ainda não lançado no Brasil.

O treinador dos Citizens também exaltou a inteligência do mestre para sugerir novas leituras do futebol e estabelecer paradigmas.

- Ele nos deu uma masterclass. Era como se fóssemos à universidade todos os dias. Cruyff criou algo do nada e passou a ganhar seguidores. Para implantar suas ideias é preciso carisma. Não somente conhecimento. Ele não mudou apenas um clube.

O ex-jogador Jordi Cruyff, filho do homenageado e hoje empresário, retribuiu as palavras de Pep Guardiola.

- Se meu pai assistisse futebol, provavelmente, seria um grande fã do Manchester City. Ele sempre gostou do futebol inglês.