JOÃO PEDRO GRANETTE
26/07/2016
07:00
Pequim (CHN)

O futebol chinês é um do que mais tem mexido com o mercado da bola nos últimos anos e isso é claro nos times de maior investimento. Uma prova disso é o Guangzhou Evergrande, que foi um dos primeiros a começar a contrata pesado e hoje, com nomes brasileiros, é o favorito para ser o campeão nacional. Equipe do técnico Felipão lidera com 45 pontos e tem como destaque os brasileiros Paulinho, Alan e Ricardo Goulart. Os dois últimos estão entre os cinco artilheiros da competição, com nove e 12 gols respectivamente.

Em segundo lugar vem o Jiangsu Suning, que também conta com jogadores brasileiros no elenco. O atacante Jô, Alex Teixeira e Ramires fazem parte do elenco que soma até aqui 38 pontos na competição. O ex-volante do Chelsea falou sobre o futebol chinês em entrevista exclusiva ao LANCE!.


- A expectativa era que fosse um pouco mais complicado, mas me encaixei rapidamente na maneira do time jogar e as coisas estão fluindo bem. Me surpreendeu o nível técnico dos chineses. Minha equipe tem bons jogadores locais, alguns da seleção, então acho que o futebol aqui tem tudo para evoluir com a chegada de jogadores de renome. Só vai acelerar esse processo.

- Estamos correndo atrás para tirar a diferença em relação ao Evergrande e dar uma emoção nessa reta final de competição. O time deles já foi formado há mais tempo, leva um pouco de vantagem por isso, mas enquanto houver chance, vamos brigar - completou falando sobre a distância para o líder da competição.

Outras equipes que também estão se destacando com ajuda de atletas do nosso país são o Hebei Furtune, onde joga o atacante Aloísio, ex-São Paulo e o Shangai East Asia, onde atuam Hulk e Elkerson, além do argentino Darío Conca, que teve passagens pelo futebol carioca.

Por outro lado, algumas equipes deixam a desejar dentro da competição. O Beijing Guoan, de Renato Augusto e Ralf estão apenas na décima colocação, de 16 times. Com o recém-contratado Alan Kardec, o Chongqing Lifan está logo atrás em 11º. A pior situação é a do Shandong Luneng, que está em 14º e contam com o zagueiro Gil, o volante Jucilei e o atacante Diego Tardelli. Este último chegou a manifestar o desejo de sair em uma rede social, mas deve seguir no clube. 

Na segunda divisão do futebol da China também tem elenco que conta com jogadores brasileiros para sonharem mais alto. O milionário Tianjin Quanjian é o clube onde atuam Jadson, Luís Fabiano e Geuvânio. Os atletas com passagens por grandes clubes paulistas lideram a equipe na busca pelo acesso para a elite do campeonato nacional da China. O Tianjin está em terceiro lugar, apenas três pontos atrás do líder e somente os dois primeiros sobem. 

Confira a classificação da primeira divisão do Campeonato Chinês

1. Guangzhou Evergrande- 45 pts
2. Jiangsu Suning - 38 pts
3. Shanghai East Asia - 33 pts
4. Hebei Fortune - 33 pts
5. Shanghai Shenhua - 31 pts
6. Henan Construction - 28 pts
7. Guangzhou R&F - 28 pts
8. Yanbian - 25 pts
9. Liaoning - 24 pts
10. Beijing Guoan - 24 pts
11. Chongqing Lifan - 24 pts
12. Hangzhou Greentown - 22 pts
13. Tianjin Teda - 22 pts
14. Shandong Luneng - 20 pts
15. Shijiazhuang - 18 pts
16. Changchun Yatai - 13 pts