Lanus x San Lorenzo

Lanús é o atual campeão argentino (Foto: Alejandro Pagni / AFP)

LANCE!
14/07/2016
16:38
Buenos Aires (ARG)

De Zurique, a Fifa acompanhou com atenção a aprovação da "Superliga" que cuidará do Campeonato Argentino. A federação internacional se mostrou contrária a alguns pontos do acordo e pode até vetar a nova estrutura durante a próxima semana, quando uma comissão regularizadora estará no país. Em seguida, a entidade máxima se pronunciará oficialmente a respeito do modelo aprovado na noite da última quarta-feira.

Segundo o jornal "La Nación", a indefinição do presidente, os direitos cedidos pela AFA à "Superliga" sem tempo determinado e a confirmação de um tribunal único a cargo de um mandatário foram as principais divergências da Fifa com a nova organização do futebol argentino.

A Superliga apresentará o estatuto na próxima semana, após passar pelo crivo de um órgão de Justiça do governo federal.

- De forma nenhuma a Fifa pode aprovar essa resolução defeituosa. É preciso revisar artigo por artigo para chegar a um estatuto final adaptado ao futebol internacional - disse, ao jornal argentino, uma fonte ligada à Fifa.

Os clubes argentinos serão responsáveis pela Primeira e Segunda Divisões do Campeonato Argentino por meio de uma "Superliga". Com a finalidade de livrar o futebol do país da crise, a resolução foi acertada na quarta-feira, após votação que contou com dirigentes e federações regionais.

A AFA (Associação de Futebol Argentino), por sua vez, será responsável pelos demais campeonatos e pela seleção.