Apresentação - Espanha x Albânia

Espanha recebe a Albânia em Alicante

LANCE!
05/10/2017
17:15
Alicante (ESP)

Casa cheia! Assim estará o Estádio José Rico Pérez, em Alicante, para acompanhar o duelo entre Espanha e Albânia, pela nona rodada do Grupo G das Eliminatórias, nesta sexta-feira, às 15h45 (de Brasília). Quase 30 mil pessoas estarão incentivando a Fúria na partida que pode dar a vaga direta à Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. Quem briga com seleção ibérica é a Itália, que encara, também em casa, a Macedônia.

A Espanha lidera a chave com 22 pontos, três a mais que a Itália, e pode garantir classificação antecipada se vencer a Albânia e a Azzurra não derrotar a Macedônia. Além disso, o saldo de gols da Fúria é amplamente superior: 29 a 12.

A partida terá um ingrediente a mais. Será o primeiro jogo da Espanha após o referendo pela independência da Catalunha no último domingo. Em campo, estará o zagueiro Piqué, um dos principais nomes da seleção e que defendeu o povo catalão de poder votar sobre o seu futuro. Por conta disso, foi vaiado no treino da última segunda-feira, que obrigou a Federação Espanhola de Futebol a fechar as atividades da última terça.

Piqué - Espanha
Piqué será o centro das atenções (Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP)

- É impossível colocar em dúvida meu compromisso. Desde os 15 anos, considero isso aqui uma família. Os doutores, fisioterapeutas, jornalistas... Meu compromisso com a seleção é o máximo que posso dar em todos âmbitos. Me dói que tenham dúvidas. Estou muito orgulhoso de estar na seleção espanhola, de formar esse grupo único, que tenta todos os títulos possíveis - afirmou Piqué, na última quarta-feira.

O técnico Julen Lopetegui pediu para que a torcida deixe as diferenças de lado e que mantenha o foco total na Albânia.

- Temos que estar focados no jogo, não queremos desviar o foco do que é importante para nós, é questão de prioridades e a minha é a partida de sexta-feira. Tem mais coisas que nos unem do que as que nos separam, o esporte é um exemplo, está para conseguir unir gente que pensa diferente - declarou o treinador.

Apresentação - Itália x Macedônia
Itália encara a Macedônia no Olímpico de Turim

ITÁLIA LUTA PARA SE MANTER COM CHANCES

Em segundo no Grupo G, a Itália terá que fazer o dever de casa contra a Macedônia, às 15h45 (de Brasília), em Turim, para seguir com chances de conseguir uma vaga direta para a Copa do Mundo. Além disso, terá que torcer por um tropeço espanhol.

O técnico Gianpiero Ventura não está preocupado em ter que disputar a repescagem para a Copa do Mundo, caso se mantenha atrás da Espanha. Para o comandante, o principal é a motivação de seus jogadores.

- Isso não interessa, estou interessado no entusiasmo e na disponibilidade dos jogadores. Eu tenho uma equipe importante com técnica e caráter, e ganhar é sempre uma obrigação. Já fizemos 18 pontos e eles servem para a repescagem para enfrentarmos um adversário teoricamente mais fácil - afirmou o treinador, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Chiellini - Itália
Chiellini quer foco na Macedônia (Foto: Marco Bertorello / AFP)

Um dos mais experientes do grupo italiano, o zagueiro Chiellini espera uma partida complicada diante da Macedônia.

- Será uma partida difícil, a Macedônia tem muita qualidade na frente. Não será fácil. Temos que manter o foco durante todo o jogo. Se tivermos que encarar a repescagem, temos que ir com muita confiança e respeito pelo adversário - comentou o defensor.

CROÁCIA PODE DAR PASSO IMPORTANTE 

A Croácia tem um adversário teoricamente fácil em busca de uma vaga direta na próxima Copa do Mundo. A equipe joga em casa com a Finlândia e pode ficar na liderança isolada do Grupo I, o mais embolado das Eliminatórias europeias. Em outras partidas, Turquia e Islândia fazem confronto direto, enquanto a Ucrânia visita o Kosovo.

Após oito jogos, a Croácia lidera com 16 pontos, empatada com a Islândia. Turquia e Ucrânia, com 14, também têm chances de classificação. Finlândia (7) e Kosovo (1) estão eliminados.

Gol de Vida - Croácia x Kosovo
Croácia luta para ficar em primeiro no Grupo I (Foto: Stringer / AFP)

Em campo, a Croácia não deve ter problemas para garantir os três pontos, assim como a Ucrânia diante de Kosovo. Na outra partida, um confronto direto entre Turquia e Islândia, que pode deixar uma das duas seleções pelo caminho.

SÉRVIA PODE SE GARANTIR NA COPA

A Sérvia pode ser mais uma equipe a se garantir na Copa do Mundo de 2018. A seleção precisa vencer a Áustria, fora de casa, às 15h45 (de Brasília) desta sexta-feira para não depender de nenhum resultado. Ainda na briga estão País de Gales e Irlanda, que enfrentam Geórgia e Moldávia, respectivamente.

Na liderança da chave, a Sérvia soma 18 pontos. País de Gales está em segundo, com 14, enquanto a Irlanda soma 13. A Áustria está em quarto, com 9. Geórgia (5) e Moldávia (2) apenas cumprem tabela.

Se a Sérvia precisa apenas de uma vitória, País de Gales não terá Bale contra a Geórgia, às 13h (de Brasília), em jogo que pode garantir a seleção britânica, ao menos, na repescagem. O atacante do Real Madrid sofreu uma lesão muscular na última semana contra o Borussia Dortmund e não se recuperou a tempo. Ele também não enfrentará a Irlanda na terça-feira, em partida que deve decidir a segunda vaga do grupo.