Arboleda - Palmeiras x São Paulo

Acusação de indisciplina tirará o zagueiro das próximas convocações (Foto: Ale Vianna/Eleven)

LANCE!
13/10/2017
17:29
São Paulo (SP)

A Federação Equatoriana de Futebol anunciou nesta sexta-feira uma suspensão por tempo indeterminado a cinco jogadores, como consequência de ato de indisciplina, na semana passada. Robert Arboleda, zagueiro do São Paulo, está entre os punidos. O meio-campista Orejuela, do Fluminense, foi inocentado.

De acordo com o comunicado dos equatorianos, o caso ocorreu na sexta-feira passada, quando os atletas foram liberados da concentração às 16h, com volta marcada para as 22h. Arboleda, Enner Valencia, Joao Plata, Gabriel Cortez e John Cifuente se apresentaram na hora marcada, mas deixaram o local sem autorização entre 0h e 2h43.

Jeferson Orejuela, do Fluminense, também não estava na concentração, mas, de acordo com a Federação, seu caso é diferente. Ele informou à comissão técnica da seleção que enfrentou trânsito para retornar e, quando se apresentou, estava em condições normais, o que não gerou dúvidas sobre o seu atraso.

A punição é por tempo indeterminado, o que significa que Arboleda ficará fora das próximas convocações. Consultada sobre o caso, a diretoria do São Paulo informou que não tem nenhuma queixa a fazer sobre o profissionalismo do zagueiro, contratado em junho e titular incontestável com Dorival Júnior.

De qualquer forma, a indisciplina ocorreu logo após o Equador confirmar que não teria mais chances de ir à Copa do Mundo. Ainda assim, Arboleda participou da derrota por 3 a 1 para a Argentina, na terça-feira, em Quito, quando Messi classificou seu país para o Mundial na Rússia.

Arboleda retornou ao Brasil na madrugada desta sexta-feira e desfalque o time na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, na quarta-feira, em Belo Horizonte. O jogador volta à escalação diante do Atlético-PR, neste sábado, no Pacaembu, assim como o meia Cueva, que também ficou fora da última rodada por estar à disposição do Peru nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.