Empresário brasileiro admite ter subornado dirigentes da Conmebol

Nos Estados Unidos, José Lázaro Margulies teve depoimento tornado público pela Justiça daquele país, na última segunda-feira

Taça Libertadores (Foto: Divulgação/Conmebol)
Margulies ofereceu propina por direitos de transmissão da Libertadores (Foto: Divulgação/Conmebol)

Escrito por

Argentino naturalizado brasileiro, o empresário José Lázaro Margulies confessou que subornou dirigentes da Conmebol para obter os direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa América.

Em depoimento tornado público pela Justiça dos Estados Unidos na última segunda-feira, Margulies contou que o pagamento de propina foi feito por ordem do empresário J. Hawilla, dono da Traffic e também condenado por pagamentos irregulares, e pela empresa argentina Torneos y Competencias. O esquema foi operado de 2000 a 2015.

- Deduzi que vários desses pagamentos eram feitos a dirigentes de futebol - apontou Marguiles, que aceitou devolver R$ 35 milhões, em acordo de delação feita com a Justiça norte-americana.

Outro que teve o depoimento divulgado foi o argentino Alejandro Burzaco, ex-diretor geral e presidente da Torneo y Competencias SA. Ele afirmou que começou a subornar os cartolas da Conmebol em 2005.

As sentenças de ambos estão previstas para o dia 24 de junho.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter