2. Camp Nou (Barcelona)

Camp Nou tem a frase em sua arquibancada (Foto: Divulgação)

RADAR/LANCE!
12/09/2016
19:27
Barcelona (ESP)

Barcelona e Celtic tem mais coisas em comum do que muitos imaginam. Adversários nesta terça-feira (13), às 15h45 (de Brasília), pela estreia da Liga dos Campeões, os dois carregam uma frase cheia de significados consigo: o slogan "Mais que um clube".

Em 2012, antes do duelo entre as duas equipes pela fase de grupos, o diretor geral do Celtic, Peter Lawwell, disse ao Mundo Deportivo que, na verdade, a criação é dos escoceses. 

- Barça, desculpa, mas o tema "mais que um clube" é nosso. Mas não quero controvérsias, mantemos uma relação esquisita com o Barcelona e com o seu pessoal.

Verdade é que a frase foi dita pela primeira vez em maio de 1967, quando o Celtic conquistou a Champions League em cima da Inter de Milão, no Estádio Nacional do Jamor, em Lisboa, o diretor da época Sir Robert Kelly, disse:

- Esse Celtic um muito mais que um clube para muita gente, é uma forma de vida.

Já em Barcelona, a expressão foi falada em um discurso do presidente do clube, Narcís de Carreras, em janeiro de 1968. O objetivo era reforçar a relação do Barça com o movimento separatista da região da Catalunha, já que eles haviam sido repreendidos inúmeras vezes durante as ditaduras na Espanha. Além disso, mantiveram, após isso, seu compromisso social.

Messi - Barcelona x Celtic
As equipes se enfrentam nessa terça (Foto: PAUL FAITH / AFP)

As equipes estão no Grupo C da Liga dos Campeões, ao lado do Manchester City, de Pep Guardiola, e do Borussia Mönchengladbach.