Dudu - Palmeiras

Dudu está no Palmeiras desde o ano passado (Foto: Celio Messias/Lancepress!)

LANCE!
09/04/2016
20:58
São Paulo (SP)

De acordo com o blog do jornalista Fernando Rodrigues, do portal Uol, os nomes de personalidades do futebol aparecem no escândalo batizado de "Panama Papers". Entre eles, estão o empresário do técnico Tite, Gilmar Veloz, o atacante Dudu, do Palmeiras, além dos ex-jogadores Seedorf, Roberto Carlos e Sonny Anderson. Os pilotos Felipe Massa e Rubens Barrichelo também aparecem nos arquivos. 

O Panama Papers trata-se de um conjunto de milhares de documentos do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca vazados a um consórcio formados por jornalistas de mais de 70 países. Eles revelam empresas offshores abertas por políticos e personalidades de outras áreas ao redor do mundo.  O escândalo levou, por exemplo, à renúncia do primeiro-ministro da Islândia Sigmundur Gunnlaugsson, que seria dono de uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas. Outros chefes de governo, como o presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, também aparecem nos documentos. 

As assinaturas de Gilmar Veloz aparecem na condição de presidente da Taliston Financial Corporation em 2004, e como diretor único em 2009. A companhia foi aberta nas Ilhas Virgens Britânicas e teve as ações repassadas à Taunus Investment, acionista de vários offshores no Panamá.

Em relação a Dudu, a Mossack abriu a offshore Joelle Marketing Corporation em maio de 2011. Seis meses depois, a firma panamenha conferiu uma procuração de plenos poderes para o jogador alviverde. A companhia está desativada desde o ano passado, justamente quando o atleta transferiu-se para o Palmeiras. O funcionamento coincide com a duração do período do atacante no exterior (2011 a 2014, no Dínamo Kiev, da Ucrânia).

Em relação a Seedorf, Roberto Carlos, Sonny Anderson, Felipe Massa e Rubens Barrichelo, as operações foram legais e eles nunca foram donos de companhias abertas pela firma, que apenas reteve as cópias dos contratos de imagem.