HOME - Sporting x Benfica - Campeonato Português - Mitroglou (Foto: Francisco Leong/AFP)

No último clássico da temporada 2015/16,  o Benfica venceu, por 1 a 0 (gol de Mitroglou), e deu importante passo para o tricampeonato nacional (Foto: Francisco Leong/AFP)

LANCE!
09/12/2016
17:30
Lisboa (POR)

Com início nesta sexta-feira, a 13ª rodada do Campeonato Português promete abalar as estruturas do Estádio da Luz. No domingo, o lendário palco receberá o derby entre Benfica e Sporting, que, além da imensa rivalidade, terá os rivais na briga pela liderança da competição.

Antes do "Dérbi da Luz", que será destrinchado a seguir, outros jogos merecem destaque na rodada. No sábado, o principal duelo será na Madeira, entre Boavista e Vitória de Guimarães, que tem feito ótima campanha e, atualmente, se encontra na quinta posição.

- Temos que estar concentrados, focados totalmente no jogo. É necessário um grande controle emocional, com capacidade de sofrimento - disse o técnico do Guimarães, Pedro Martins, que confirmou a presença de Marega, artilheiro do Português, com nove gols.

Já no domingo, a "jornada" começa com um embate entre Feirense e Porto - equipes em momentos antagônicos. Enquanto o time da cidade de Santa Maria da Feira está à beira do Z2, o Dragão ocupa a terceira colocação e vem embalado pela vaga nas oitavas da Liga dos Campeões, conquistada neste meio de semana, e pela ótima fase da joia André Silva.

- Precisamos aproveitar as oportunidades quando os rivais perderem pontos. Estamos confiantes, porque voltamos às vitórias. Temos de ganhar domingo e depois esperar - disse o uruguaio Maxi Pereira.

Otavio e Vukcevic - Porto x Braga
O brasileiro Otávio, ex-Inter, ainda é dúvida (Foto: MIGUEL RIOPA / AFP)

CAMPEONATO À PARTE

Líder da Liga NOS, o Benfica chega para o Dérbi da Luz com o moral elevado, uma vez que conseguiu, assim como o Porto, uma vaga na próxima fase da Liga dos Campeões.

Já o Sporting, vice-líder do nacional, vai para o confronto local com o sentimento amargo de não ter ficado sequer com a chance de disputar a Liga Europa, via Champions League.

De volta ao cenário nacional, os Encarnados devem contar com o retorno do goleador Jonas, que está recuperado de uma fratura no pé. Os Leões, por sua vez, terão o meia Bruno César como titular. Contudo, Campbell, destaque costarriquenho, deve desfalcar o time do técnico Jorge Jesus.

DIAS E JOGOS DA 13ª RODADA DO PORTUGUÊS

Sexta-feira (9/12)
Vitória de Setúbal x Estoril

Sábado (10/12)
Belenenses x Marítimo
Desportivo de Chaves x Moreirense
​Boavista x Vitória de Guimarães

Domingo (11/12)
Feirense x Porto
Nacional x Tondela
Benfica x Sporting
Braga x Paços de Ferreira

Segunda-feira (12/12)
Arouca x Rio Ave