Exeter busca milagre contra o Liverpool (Foto: Divulgação / Exeter)

Exeter busca milagre contra o Liverpool (Foto: Divulgação / Exeter)

Robert Shaw (especial para o LANCE!)
08/01/2016
08:20
Exeter (ING)

A história da Copa da Inglaterra é riquíssima em grande parte devido “os giant killings” – partidas quando um clube geralmente de pouca expressão consegue derrubar um time bem maior. Os maiores "giant killings" acontecem tradicionalmente a partir da terceira rodada quando num sorteio livre os grandes dos 2 primeiros divisões são colocados juntos aos clubes sonhadores de terceira e quarta níveis, alem de clubes amadores sobreviventes das fases anteriores. Tradicionalmente é considerado a fase de Davi contra Golias.

A fórmula ‘mata-mata’ em um jogo só junto com o mau tempo do inverno e campos menos conhecidos abrem possibilidades de os pequenos subvertem a ordem natural da vida futebolística.

Na verdade até os "giant killers" de grande sucesso tem vida curta e pouca chance de chegar a decisão de competição que começou em 1871. O último clube a ganhar a Copa da Inglaterra fora de divisão principal foi West Ham da segunda divisão em 1980 quando consegui derrubar o rival londrino Arsenal.

Para alguns a Copa da Inglaterra tem perdido romance nos últimos tempos mas na terceira rodada que começa essa sexta-feira e continua com partidas programadas para sábado e domingo há um partida que contém ingredientes de mais um "giant killing."

O poderoso Liverpool de Premiership tem que viajar ate bucólico Devon para encarar Exeter City, clube humilde da quarta-divisão numa região do pais mais ligado ao rugby. No Brasil ‘City’ deve ser lembrado como primeiro adversário da seleção brasileira em 1914 – um fato que inspirou uma volta num jogo comemorativo nas Laranjeiras em julho do 2014.

Exeter City também tem historia própria na Copa: venceu Derby County em 1931 no caminho às quartas-finais. Meio século depois uma sequência de vitórias sobre clubes como Newcastle e Leicester City abriu o caminho de novo até as quartas finais, aonde só Tottenham que seriá campeão da Copa em 1981 foi capaz de parar City.

Paul Tisdale é o técnico do Exeter (Foto: Divulgação)
Paul Tisdale é o técnico do Exeter (Foto: Divulgação)

E em 2005 City teve que ficar no “quase”: após um surpreendente 0-0 com Manchester United em pleno Old Trafford, City só foi eliminado no replay em Exeter devido gols do Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney.

Mas quais são chances de City pintar como giant killer em 2016 contra o Liverpool de Phillipe Coutinho, Lucas Leiva e Roberto Firmino?

Apesar o fato que a partida será ao vivo na televisão nacional e o grande procura para ingressos reflete a torcida empolgada sobre o encontro com os “Reds” o técnico Paul Tisdale prefere a se presentar um clube com os pés bem no chão. Tisdale assumiu comando do City em junho 2006.

Bate-bola
PAUL TISDALE, técnico do Exeter

Como foi a reação em pegar Liverpool no sorteio pra a terceira fase?
Fomos o primeiro time tirado da bolsa. Tivemos em mente varias números para adversários interessantes mas na verdade teria sido difícil conseguir uma coisa melhor que Liverpool. É ótimo para a torcida, jogadores, o clube e a cidade. Tudo mundo esta realmente bem animado.

Qual é o desafio para time como Exeter em jogos assim? É possível superar diferenças técnicas?
A ser sincero o esporte que nós jogamos em League Two não é mesmo que Liverpool joga. Mas embora precisamos reconhecer as diferenças chegar ao apito inicial e teremos que jogar como se fosse Dagenham & Redbridge da nossa própria divisão. Podemos defender com 11 jogadores para 90 minutos mas seria frustrante a sair do campo pensando que faltamos mais ousadia.

Exeter tem chance a fazer um 'giant killing'?
Como fica no meio de janeiro, há influencia de estado do campo e acho que contusões serão sentidos para os 2 times, claramente sempre tem uma chance. Mas vencer, perder ou empatar espero que o clube consiga aproveitar a oportunidade a se mostrar numa forma positiva. City é um clube diferenciado.

10 dos maiores giant killings da Copa
Sutton 2 Coventry City 1 - 1989 (3R)
Colchester 3 Leeds 2 – 1971 (5R)
Yeovil 1 Sunderland 0 – 1949 (4R)
Exeter City 3 Derby County 2 – 1931 (3R)
Wrexham 2 Arsenal 0 – 1992 (3R)
Norwich City Luton Town – 2013 (4R)
Hereford 2 Newcastle 1- 1971 (3RReplay)
Sunderland 1 Leeds 0- 1973 (Final)
Oxford 3 Blackburn 1 – 1964 (5R)
Chelsea 2 Bradford City 4 – 2015 (4R)