Croácia goleia Kosovo e lidera o Grupo I das Eliminatórias da Europa

Croatas fazem 6 a 0, com três gols de Mandzukic, e são primeiros pelo saldo de gols. Islândia vira  sobre a Finlândia, com dois gols após os 44 da etapa final e está na cola 

Mandzukic - Kosovo x Croacia
Mandzukic vibra ao marcar o primeiro de seus três gols na goleada da Croácia sobre Kosovo, pelo Grupo I das Eliminatórias da Europa (Foto: Gent Shkullaku / AFP)

Escrito por

A Croácia assumiu a liderança do Grupo I das Eliminatórias da Europa ao golear fora de casa o Kosovo, por 6 a 0. O jogo foi realizado na cidade de Shkoder (Loro Boriçi Stadium, 16 mil lugares) na Albânia, já que Kosovo não inaugurou a tempo o seu primeiro estádio de nível internacional. O destaque foi o atacante Mandzukic, que marcou três gols no primeiro tempo. Com a vitória, os croatas chegam aos quatro pontos, ao lado da Islândia, que perdia para a Finlândia por 2 a 1 até os 44 da etapa final e virou para 3 a 2.  Os croatas são os primeiros por causa do saldo de gols. Turquia e Ucrânia, que empataram por 2 a 2,  dividem a terceira posição com dois pontos. Kosovo e Finlândia são os lanternas, um ponto.

Show croata

Embora tenha levado três gols no primeiro tempo, Kosovo teve bons momentos e reclamou muito da não marcação de um pênalti quando o jogo estava 1 a 1: Rashica (do Vitesse/HOL) chutou e o Croata Pivaric (defende o Dínamo de Zagreb) pôs a mão na bola.

Porém,  a Croácia, mesmo sem Modric  (Real Madrid) e Rakitic (Barcelona), estava cheia de feras que defendem gigantes da Europa e comandou a maior parte do primeiro tempo e teve Mandzukic muito eficaz. O atacante da Juventus (ITA)  recebeu lançamento em profundidade de Kramaric (Hoffeinheim/ALE) e tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0 aos seis minutos. Depois, marcou dois gols de cabeça. No primeiro, escorando cruzamento do meia Inter de Milão Perisic. Em seguida, completando cruzamento do lateral-direito do Atlético de Madrid Vrsaljko.

No segundo tempo, bem mais fraco, com a Croácia tocando a bola e gastando o tempo,  chegou a mais dois gols, com o reserva Mitrovic (do HNK/CRO) e com Perisic e Kalinic (da Fiorentina/ITA), um golaço  no último lance do jogo. 

Vitória da Islândia

Na Islândia, a torcida local pela primeira vez viu a seleção sensação da Euro-2016 jogar em casa depois da bela campanha na França e do empate com a Ucrânia na estreia. E saiu da decepção para a euforia contra a Finlândia quando ninguém mais esperava.

No equilibrado primeiro tempo, Pukki abiriu o placar para os finlandeses. Arnason conseguiu empatar. Porém, antes do intervalo, Robin Lod recolocou os visitantes na frente. No segundo tempo, a Islândia pressionava, mas a Finlândia parecia que iria sustentar a vitória. Só que aos 44 minutos  Finnbogason empatou e colocou fogo no jogo realizado na "Terra do Gelo". Aos 47, Sigurdsson, o baixinho camisa 10 dos islandeses que defende o Swansea, marcou o gol da virada.

Empate turco

Em casa, na cidade de Konya, na Anatólia,  a Turquia - muito desfalcada - não fez boa partida no primeiro tempo e viu a Ucrânia abrir 2 a 0 com um gol de pênalti de Yarmolenko e outro de Kravets (em passe de Yarmolenko). Nos acréscimos da primeira etapa, Tufan descontou para os turcos.

Na etapa final, a Turquia, apoiada pela torcida, foi para o abafa e conseguiu furar o bloqueio ucraniano aos 36, com o camisa 10 Çalhanoglu - que joga pelo Leverkusen/ALE) -  cobrando pênalti.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter