Polônia x Irlanda do Norte

Jogadores poloneses comemoram gol sobre a Irlanda do Norte, no primeiro jogo nesta Eurocopa (Foto: AFP)

LANCE!
12/06/2016
14:54
Nice (FRA)

Os que acompanharam o confronto entre Polônia e Irlanda do Norte, na tarde deste domingo, puderam ver um momento histórico da Eurocopa. A partida teve ineditismo pelos dois lados. Foi a estreia da Irlanda do Norte na competição e a primeira vitória da Polônia no torneio - após participações nas edições de 2008 e 2012. Quem garantiu o triunfo foi Milik, logo no começo do segundo tempo.

O Grupo C ainda conta com Alemanha e Ucrânia, que se encaram ainda na tarde deste domingo. Na próxima rodada, a Polônia terá a Alemanha como adversária, na quinta-feira, enquanto a Irlanda do Norte pegará a Ucrânia, no mesmo dia.

O JOGO

Com mais domínio territorial, a Polônia, como se imaginava, se mostrava superior à Irlanda do Norte. Porém, não conseguia transformar isso em oportunidades claras de gol. Prova disso, talvez, tenha sido o fato de que a primeira defesa de McGovern tenha sido apenas aos 28 minutos do primeiro tempo. Enquanto isso, mais fragil, a Irlanda do Norte tinha bastante dificuldade na saída de bola, mas tentava compensar com um esquema defensivo mais compacto. Na estapa inicial, o goleiro Szczesny foi, praticamente, um espectador em campo.

A chance mais clara da Polônia foi com Milik, que, após jogada pela direita de Piszczek, recebeu na área, driblou McLaughlin e bateu com a perna esquerda, mas, desequilibrado, mandou para fora. Principal nome da seleção polonesa, Lewandowski até tentou balançar a rede, mas não foi tão efetivo.

Perto dos 45 minutos, após cobrança de escanteio para a Polônia, Kapustka aproveitou que Lafferty se enrolou ao tirar a bola da área, girou e chutou forte. McGovern conseguiu fazer boa defesa. Pouco tempo depois, em cobrança de falta, Evans mandou a bola para a área, mas a defesa da Polônia conseguiu realizar o corte e evitar a abertura do placar.

No segundo tempo, o tal domínio do primeiro tempo, enfim, foi convertido em bola na rede. Logo aos cinco minutos, Blaszczykowski avançou pela direita e achou Milik, que dominou e bateu, dessa vez, acertando o alvo e abrindo o placar.

Mesmo em desvantagem, a Irlanda do Norte manteve o esquema defensivo e arriscava alguns contra-ataques. Após a entrada de Washington, essa estratégia passou a ficar mais perigosa para a defesa adversária. Em um desses avanços, por pouco o camisa 11 não consegue empatar, mas o goleiro Szczesny saiu bem. Lafferty ainda tentou um lance plástico ao arriscar uma bicicleta da entrada da área, mas mandou para fora.

Com o passar do tempo, a Polônia ainda esteve perto de ampliar a vantagem, primeiramente com Grosicki e, posteriormente, com Milik, mas o placar foi mantido e a vitória magra confirmada. Os torcedores poloneses celebraram muito a vitória, enquanto os da Irlanda do Norte, reconheceram o esforço da equipe em campo e saudaram a equipe após o apito final.

FICHA TÉCNICA
EUROCOPA


POLÔNIA 1 X 0 IRLANDA DO NORTE

Data-Hora: 12/06/16 - 13h (de Brasília)
Estádio: Allianz Riviera, em Nice (FRA)

Árbitro: Ovidiu Haţegan (ROM)
Assistentes: Octavian Șovre (ROM) e Sebastian Gheorghe (ROM)

Cartões amarelos: Kapustka e Piszczek (POL); Cathcart (IRN)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Milik, 5'/2ºT (1-0)

POLÔNIA: Szczesny; Piszczek, Pazdan, Glik e Jedrzejczyk; Krychowiak, Blaszczykowski (Grosicki - 34'/2ºT), Maczynski (Jodlowiec - 32'/2ºT) e Kapustka (Peszko - 42'/2ºT); Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka

IRLANDA DO NORTE: McGovern; McAuley, Cathcart e Jonny Evans; McLaughlin, Baird (Jamie Ward - 31'/2ºT), McNair (Dallas - Intervalo), Norwood, Ferguson (Conor Washington - 20'/2ºT); Steven Davis e Lafferty. Técnico: Michael O'Neill