Conmebol oficializa início de trabalho do COL para a Copa América de 2019

Encontro  da entidade realizado nesta sexta-feira no Uruguai estabelece passos operacionais do torneio. COL terá presença de campeões mundiais Cafu e Branco

CONMEBOL oficializa COL de la Copa América 2019
Dirigentes da Conmebol veem experiência em sediar competições de alto nível como trunfo para Copa América ser bem-sucedida no Brasil (CONMEBOL.com)

Escrito por

A luta por realizar a Copa América de 2019 da maneira mais organizada teve seu pontapé inicial. Em encontro realizado nesta sexta-feira em Punta del Este (URU), a Conmebol oficializou o início de trabalho do Comitê Olímpico Local (COL) do torneio, que terá as presenças dos campeões mundiais Branco e Cafu.

A reunião, que teve a presença de dez representantes das federações do continente, aprovou também as estruturas operacionais, as matrizes de responsabilidades e estabeleceu quais serão os próximos passos visando a preparação da competição. 

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, mostrou sua confiança em ter o Brasil como país-sede:

- É um orgulho dar início aos trabalhos para realizar uma Copa América inesquecível, em um país que tem a experiência recente de organizar grandes eventos esportivos. A Conmebol vive um novo momento, estamos seguros de que será uma competição histórica, que retorna ao Brasil após 30 anos.

CAMPEÕES DO MUNDO FARÃO PARTE DO COL

O COL ficará nas mãos de cinco integrantes de um Conselho de Administração. O presidente da CBF, Antonio Carlos Nunes de Lima e o vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, presidirão o conselho. Caberá a Rogério Caboclo, diretor executivo da CBF, o cargo de CEO do COL. Os ex-jogadores Cafu e Branco também farão parte da administração.

- Entramos agora em um período de trabalho acelerado, para realizara melhor Copa América da história, que fechará um ciclo de eventos esportivos no país. Aproveitando das experiências de Cafu, Branco e dos profissioanis do COL, certamente estamos preparados para receber as nações latino-americanas e demais países convidados - afirmou Fernando Sarney.

O dirigente Rogério Caboclo contou como foram os primeiros passos do COL:

- Apresentamos o projeto e aprovamos os aspectos gerais a competição, que acontecerá entre 14 de junho e 7 de julho. Nas próximas semanas, acontecerão nova definições, como cidades-sede e seleções convidadas. O Brasil conta com estruturas esportivas qualificadas, que estão passando por revisões para que o Conmebol e o COL possam tomar decisões, que serão informadas assim que for possível.

O COL terá sede na Barra da Tijuca. A Copa América terá 16 participantes, dez da Conmebol e outras seis convidadas, que podem vir de Ásia, Europa ou Concacaf.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter