LANCE!
16/05/2018
12:57
São Paulo (SP)

A temporada europeia se aproxima do fim, mas ainda há algumas importantes finais a serem disputadas. Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt se enfrentam pela Copa da Alemanha, Chelsea e Manchester United decidem a Copa da Inglaterra e outras duas grandes decisões farão com que os amantes de futebol parem para acompanhar. A primeira acontece nesta quarta-feira entre Olympique de Marsella e Atlético de Madrid, pela Liga Europa e no próximo dia 26, Real Madrid e Liverpool decidem o título mais importante da Europa, a Liga dos Campeões. O LANCE! conta os detalhes e as importâncias dessas finais.

Copa da Alemanha
Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt se enfrentarão no próximo sábado, dia 19, no Estádio Olímpico, pela final da Copa da Alemanha. E repetindo o feito da última temporada o Eintracht chega a decisão da Copa. O oitavo colocado do Campeonato Alemão derrotou o Schalke 04 por 1 a 0 na semifinal e com isso, 30 anos depois, o clube tem a chance de conquistar mais uma vez esse título e deixar essa temporada marcada em sua história.

O caso da equipe de Munique certamente é o oposto de seu adversário. Campeões com folga da Bundesliga, a equipe de Jupp Heynckes goleou o Bayer Leverkusen fora de casa, na BayArena, por 6 a 2 e garantiu classificação na decisão, agora o Bayern busca conquistar mais uma a dobradinha na Alemanha, vencendo a Liga e a Copa, feito que poucos clubes europeus alcançaram.

Copa da Inglaterra
A competição de futebol mais antiga do planeta será decidida entre Chelsea e Manchester United neste sábado, dia 19, em Wembley. Para o Chelsea, o título da Copa seria a 'salvação' de uma temporada, já que o clube defendia o título da Premiere League 2016/17 e terminou a competição fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões, agora, os Blues dependem do título do Liverpool na Liga para abrir uma nova vaga para o quinto colocado da Premiere League. Vale lembrar que a final pode ser o último jogo de Antonio Conte no comando do Chelsea, e que David Luiz, Ethan Ampadu e Drinkwater estão no departamento médico.

Por sua vez, o Manchester United foi vice-campeão inglês e conta com o título da Copa para também não acabar a temporada sem conquistas. A equipe comandada por Mourinho teve uma temporada bem irregular e não alcançou o sucesso esperado, foram eliminados da Copa da Liga da Inglaterra e da Liga dos Campeões. O atacante Romelu Lukaku está em processo de recuperação mas deve ser liberado para a disputa da final, já Fellaini e Martial ainda são dúvidas.

Liga Europa
A decisão que acontece entre Olympique de Marsella e Atlético de Madrid nesta quarta, em Lyon, marca dois times e em momentos diferentes. O clube francês é o único a ter conquistado a Liga dos Campeões (1992-93) e o que mais vezes chegou em decisões continentais, mas para esse jogo o Olympique conta com várias dúvidas por lesões de jogadores, como os casos de Payet, Sarr, Rolando e Mitroglou. Após uma classificação dramática para a final, vencendo o RB Salzburg, num duelo decidido na prorrogação, a equipe comandada por Rudi Garcia busca seu primeiro título da Liga Europa.

No lado do clube espanhol, a principal perda está no banco de reservas, o treinador Diego Simeone foi suspenso na semifinal contra o Arsenal e não vai poder acompanhar o jogo na beira do gramado. Sendo assim, o argentino 'Mono' Bursgos será seu substituto. O Atlético busca a terceira Liga Europa de sua história e é apontado como favorito para a final devido ao alto investimento e por ter mais recursos técnicos. O duelo pode marcar o último grande jogo do francês Griezmann com a camisa do Atlético de Madrid, pois os rumores de uma possível saída para o Barça são cada vez mais fortes.

Liga dos Campeões
A partida mais esperada da Europa na temporada será disputada entre Real Madrid e Liverpool e acontece dia 26 de maio, em Kiev (UCR). Comandado por Zidane e com craques como Sergio Ramos, Marcelo, Casemiro, Kroos e o melhor do mundo Cristiano Ronaldo, a equipe busca o seu terceiro título consecutivo da Liga, feito histórico e conquistado pela última vez pelo Bayern de Munique na temporada 1975/76. Vale lembrar que essa final é a reedição do confronto que aconteceu em 1980/81, em que os Reds venceram por 1 a 0 e sagraram-se campeões.

Pelo lado inglês a expectativa é grande. O clube contou com a perca de seu principal jogador na última janela de transferência, Philippe Coutinho, mas mesmo assim soube continuar forte e chegar a final da Champions League e muito deve-se pelo futebol e gols do egípcio Salah, que vem conquistando o mundo, além de Firmino e Mané. Juntos formam um ataque poderoso, nessa edição da competição continental eles bateram o recorde e chegaram a 29 gols e se tornaram o trio mais artilheiro da história da Liga dos Campeões. São dez de Salah, dez de Firmino e outros nove do senegalês. Jürgen Klopp comanda esse elenco que derrotou gigantes europeus para chegar com confiança à decisão. Seria a primeira vez desde 2011/12 que um clube inglês conquistaria a Europa.