Eliminatorias - Brasil x Peru (foto:André Mourão / MoWA Press)

Douglas Costa recebe o carinho dos companheiros ao abrir o placar (foto:André Mourão / MoWA Press)

Bernardo Cruz
17/11/2015
23:57
Rio de Janeiro (RJ)

Quem foi à Arena Fonte Nova esperando show de Neymar, errou de protagonista. A noite na capital baiana foi de Douglas Costa. Com show do jogador do Bayern de Munique (autor de um gol e participação nos outros dois), a Seleção goleou o Peru por 3 a 0. Renato Augusto e Filipe Luís completaram a festa verde e amarela

Com o resultado, a Seleção terminou o ano em terceiro lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018, com sete pontos. Agora, só volta a jogar em março, quando recebe o vice-líder Uruguai e depois sai para enfrentar o Paraguai. O Peru segue com três pontos e caiu para a penúltima colocação.

O JOGO

Os minutos iniciais deixaram o torcedor brasileiro apreensivo. Afinal, a impressão que se tinha era de que o Peru jogava em casa. Mostrou personalidade, apresentou-se para o jogo e assustou. Só não marcou com Guerrero porque o atacante não chutou como deveria e Alisson fez boa defesa.

Parecia que a Seleção repetiria a atuação que teve no primeiro tempo contra a Argentina. O torcedor presente na Arena Fonte Nova até ensaiou uma insatisfação.

Mas ai começou a aparecer Willian e, principalmente, Douglas Costa. Foi com passe do meia do Chelsea e conclusão do destaque do Bayern que o Brasil abriu o placar. O camisa 7, herói no encontro entre as seleções na Copa América, quase deixou o segundo ao cobrar falta na trave.

Com a marcação encaixada, a Seleção anulou o Peru. Neymar ajudou taticamente e também teve suas oportunidades. Uma delas, de bicicleta, levantou a torcida.

Veio o segundo tempo e o Brasil seguiu superior. Mas levou um susto em um contra-ataque peruano, que não empatou pois Alisson, cada vez mais seguro como titular, salvou.

No entanto, a noite era de Douglas Costa. Em grande jogada individual, ele achou Renato Augusto na entrada da área. O meia do Corinthians bateu com categoria e fez o segundo gol brasileiro.

Vitória encaminhada, mas o show tinha que continuar. Sendo assim, Douglas Costa seguiu a apresentação solo. Após mais uma grande jogada pela direita, finalizou com violência. O goleiro Penny deu rebote e Filipe Luís só teve trabalho de empurrar para o fundo do gol. Missão cumprida na Boa Terra. No apito final, Dunga disse baixinho: Axé!

FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 0 PERU


Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 17-11-2015, terça-feira, 22h
Árbitro: José Buitrago (COL)
Assistentes: Eduardo Díaz (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Público/Renda: 45.558 pagantes / R$4.186.790,00
Cartões amarelos: Neymar (BRA); Advíncula e Ascues (PER)
Gols: Douglas Costa, 21/1ºT (1-0); Renato Augusto, 12'/2ºT (2-0) e Filipe Luís, 31'/2ºT (3-0)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho, 33'/2ºT), Elias, Willian (Oscar, 39'/2ºT), Douglas Costa (Lucas Lima, 42'/2ºT) e Renato Augusto; Neymar. Técnico: Dunga

PERU: Penny; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Tapia (Ballón, 24'/2ºT), Cueva e Lobatón (Gonzáles, 24'/2ºT); Farfán, Guerrero e Hurtado (Reyna, 19'/2ºT). Técnico: Gareca