David Bowie

Apesar de ter jogador futebol na infância, cantor nunca revelou se torcia para algum time (Foto: Divulgação)

RADAR/LANCE!
11/01/2016
11:16
Londres (ING)

Um dos maiores ícones da música mundial faleceu neste domingo. Lutando contra um câncer há 18 meses, David Bowie morreu aos 69 anos. E o cantor britânico tem um fato curioso em relação ao futebol. Apesar de ter integrado o time do seu colégio na infância, parece ter se desinteressado pelo esporte. Tanto que nunca revelou qual era o seu time.

Algumas teorias o relacionam com Chelsea e Arsenal, por ser de Londres. Há também uma história de que ele teria se registrado em hotéis durante uma turnê em 1977 com nomes de jogadores do Arsenal na época, como Pat Rice, Sammy Nelson e Pat Jennings . No entanto, ele nunca declarou por quem torcia.

Isso pode se explicar por um desinteresse do cantor pelo esporte. No início dos anos 80, ele chegou a dizer que “tudo se para pelo maldito futebol”.

Nascido no bairro londrino Brixton, David Robert Jones começou cedo com a música. Aos 13 anos já tocava saxofone. Sua fama começou em 1969, quando lançou "Space Oddity", que contava a história de Major Tom, um astronauta que se perde no espaço.

Em 1972 ele lançou um disco histórico: "The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars". Ele contava a história do personagem Ziggy Stardust, um extraterrestre extravagante e andrógino que virou estrela do rock.

Inclusive, o esporte também pode ter influenciado na construção de Ziggy Stardust. Segundo o filho do cantor, ele tinha interesse em futebol americano por causa da forma glamurosa que os atletas se vestiam, como ficar com os ombros largos devido as proteções.

Entre os maiores sucessos de David Bowie estão "Let's Dance", "Space Oddity", "Heroes", "Under Pressure", "Rebel, Rebel", "Life on Mars" e "Suffragette City".

As músicas de Bowie também inspiraram muitos atletas. A delegação britânica foi apresentada com "Heroes" na Olimpíada de Londres, em 2012. A canção acabou virando um hino dos britânicos na competição.