LANCE!
13/11/2016
19:41
Algarve (POR)

Portugal fez o seu dever de casa neste domingo diante de seus torcedores, em Algarve. A seleção lusa bateu a Letônia por 4 a 1, com dois gols de Cristiano Ronaldo, que ainda acabou desperdiçando um pênalti, pela quarta rodada das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2018. William Carvalho e Bruno Alves fizeram os outros dos anfitriões, enquanto Zjuzins descontou. Foi o sétimo de CR7 na qualificatória, igualando-se ao polonês Robert Lewandowski.

Com o resultado, Portugal chega a nove pontos, na segunda colocação do Grupo B. A liderança é da Suíça, que tem 12 e 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. A Hungria vem logo atrás com sete. Ilhas Faroe (4), Letônia (3) e Andorra (0) completam a chave.

A seleção portuguesa não soube aproveitar com eficiência o domínio territorial que tinha contra a Letônia no primeiro tempo. A equipe do técnico Fernando Santos ficou o tempo todo no campo de ataque, sem ser ameaçado pelo rival, e finalizava bastante ao gol de Vanins, mas sem tanto perigo.

Em um dos lances de ataque, Portugal achou um pênalti. Em tabela com Cristiano Ronaldo, Nani foi derrubado na área. Na cobrança, o camisa 7 abriu o placar.

Com a vantagem, Portugal passou a cadenciar o jogo, dando a pinta que faria o segundo a qualquer momento. A Letônia não tinha força ofensiva e ficava acuada em seu campo. E os lusos quase ampliaram na volta do intervalo, mas Cristiano Ronaldo cobrou outro pênalti, desta vez a bola foi na trave.

Em um raro momento no campo ofensivo, a Letônia empatou. Zjuzins, que entrara minutos antes no jogo, pegou sobra da defesa de Portugal e fuzilou Rui Patrício.

O gol da Letônia poderia ter caído uma ducha de água fria nos jogadores portugueses. No entanto, os lusos não se abalaram e marcaram o segundo logo em seguida. Quaresma, que havia acabado de entrar no lugar de Nani, acertou lindo cruzamento na cabeça de William Carvalho, que não perdoou.

A Letônia deixava um buraco no seu lado esquerdo da defesa. E isso foi um prato cheio para Quaresma deitar e rolar pelo setor. Em outra jogada, o camisa 20 cruzou na medida para Cristiano Ronaldo acertar bonito chute de voleio para marcar o terceiro.

O susto com o gol da Letônia definitivamente acordou Portugal. Os lusos transformaram a vitória em goleada quando Raphael Guerreiro cruzou na medida para o zagueiro Bruno Alves cabecear e sacramentar o triunfo.