HOME - Chile x Colômbia - Eliminatórias para Copa-2018 - James Rodriguez (Foto: Martin Bernetti/AFP)

James festeja o gol que garantiu um ponto para a Colômbia (foto:MARIO DAVILA/AGENCIAUNO)

LANCE!
12/11/2015
23:57
Santiago (CHI)

O Chile não fez grande partida nesta quinta-feira em Santiago. Melhor para a Colômbia, que foi eficiente taticamente e conseguiu voltar para casa com o empate em 1 a 1. Vidal marcou no primeiro tempo para os campeões sul-americanos. James Rodríguez empatou a partida na etapa final. O Chile chegou aos sete pontos, e deixou o Equador (agora com nove) desgarrar na liderança. A Colômbia tem quatro pontos.

Os treinadores de Chile e Colômbia dissimularam bem e entraram com times muito diferentes daqueles que ensaiaram nos treinamentos. O Chile entrou com uma formação próxima daquela que iniciou o duelo com o Brasil: três zagueiros e Beausejour como ala-esquerdo ofensivo no lugar do mais recuado Mena. Já a Colômbia se postou de forma fechada, sem os lateriais saindo para o apoio, com o estreante Torres e Mejía mais recuados na meia cancha, deixando James Rodriguez livre para criar e municiar um ataque que não era formado por Téo Guttiérez e Bacca, mas por Jackson Martinez e Muriel.

O Chile começou se lançando ao ataque, com Sánchez quase abrindo o placar no primeiro lance, um chute que Ospina mandou para escanteio, e criando boas oportunidades. Do lado colombiano, como era possível imaginar, os investimentos eram todos na marcação feroz e velocidade ofensiva. Aos 13, por muito pouco Jackson Martínez não abriu o placar após bela jogada de Muriel pela direita.

O jogo estava mais um pouco mais para o lado chileno, mas os homens de frente da Colômbia faziam um trabalho muito bom, marcando na intermediária rival, tentando induzir o Chile ao erro de passes. Num deles, aos 21, a estratégia quase deu certo. Depois de uma roubada de bola, esta chegou no pé de Torres, um elemento surpresa, que mandou a bomba para ótima de defesa de Bravo. 

Embora não chegasse muitas vezes perto do gol rival, o Chile pressionava bem mais e a Colômbia passou a parar a partida com faltas.  E a combinação acabou resultando no gol chileno aos 44 minutos. Numa cobrança de
falta pela esquerda, Matias Fernandes levantou no meio da área e Vidal
cabeceou para fazer 1 a 0.

Eliminatorias - Chile x Colombia (foto:MARIO DAVILA/AGENCIAUNO)
Vidal festeja o gol chileno (foto:MARIO DAVILA/AGENCIAUNO)


Veio o segundo tempo e o Chile veio com um jogo mais cadenciado, mas aproveitando ao máximo as tantas faltas que a Colômbia fazia. Numa delas, aos quatro minutos, mais uma vez Ospina teve trabalho, precisando espalmar para escanteio uma cobrança de Matías Fernandez.  

Mas o Chile recuou demais e começou a dar espaços para a Colômbia, que sempre fazia a ligação através de Muriel, pelos flancos. E aos 22 minutos o time visitante chegou ao empate. Muriel ciscou pela canhota e após uma bate-rebate, conseguiu dar a bola para James Rodríguez, que ajeitou e bateu de virada, fazendo justiça no placar.

O jogo ficou mais aberto, com os dois times criando boas oportunidades e a Colômbia reclamando de um pênalti. Mas o placar não foi alterado.

FICHA TÉCNICA:
CHILE 1 X 1 COLÔMBIA

DIA E HORA: 12/11/2015 - 21h30
LOCAL: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
ÁRBITRO: Enrique Cáceres (PAR)
AUXILIARES: Rodney Aquino (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
CARTÕES AMARELOS: Vidal e Bravo (CHI); Arias, Carlos Sánchez e Zapata (COL)
CARTÕES VERMELHOS: -
​Público: 45.312.
GOLS: Vidal, 44'/1ºt (1-0);  James Rodríguez (22'/2ºT)

CHILE: Bravo; Silva (Rabelo, 44'/2ºT), Jara e Medel; Isla, Vidal, Matias Fernández, Valdívia (Orellana, 33'/2ºT) e Beasejour; Vargas (Pinilla, 39'/2ºT) e Alexis Sánchez . Técnico: Jorge Sampaoli

COLÔMBIA: Ospina; Árias, Zapata, Murilo e Fabra; Sánchez (Cardona, 10'/2ºT), Torres, Mejía e James Rodríguez; Muriel (Bacca, 26'/2ºT) e Jackson Martínez (Pardo, 39'/2ºT).  Técnico: José Pékerman