Caio, do Kashima Antlers

Brasileiro é xingado e ameaçado de morte por torcedor do Urawa Red Diamonds (Foto: Divulgação/Site Oficial do Kashima Antlers)

RADAR/LANCE!
11/06/2016
19:31
Saintama (JPN)

A partida entre Urawa Red Diamonds e Kashima Antlers, no Saitama Stadium 2002, em Saitama, casa do Urawa, pela 15ª rodada do primeiro turno da J-League, terminou com uma notícia triste. Após a vitória dos visitantes por 2 a 0, um suposto fã do Urawa, clube de maior torcida no país, postou uma mensagem preconceituosa e em tom de ameaça para o brasileiro Caio, do Kashima. O perfil “@urawatsubasa” escreveu após a partida “morra homem preto” referindo-se ao paulista nascido em Araçatuba.

O resultado em campo deixou o Kashima Antlers ainda na briga pelo título do 1º turno, que garante ao campeão uma vaga nas finais da competição. Ele está atrás somente do Kawasaki Frontale, que tem um ponto a mais. Porém, a noite não foi de comemorações para Caio, um dos melhores em campo no inédito triunfo sobre o Urawa – desde que se profissionalizou no Kashima Antlers, em 2014, Caio havia jogado três vezes contra este adversário, com duas derrotas e um empate.

- O que era para ser uma noite histórica positivamente, mudou radicalmente. Foi justamente o contrário. Apesar de não ter sido a primeira vez que um torcedor do Urawa faz isso – ano passado o atacante Patric, ex-Vasco, também foi ofendido pelas redes sociais – eu jamais imaginaria que isso aconteceria comigo. O povo japonês é muito cordial. Aqui é minha segunda casa. Fiquei muito triste. Minha namorada me ligou chorando muito me contando o que havia acontecido. E antes de eu conversar com minha família, meu pai já me ligou muito abalado também. Foi um episódio lamentável - disse Caio.

O caso repercutiu internacionalmente em pouco tempo. O repórter Sean Carrol, que escreve sobre futebol japonês para mídias internacionais, postou o caso em seu twitter e escreveu:

- More racism after tonight's Urawa-Kashima game, with a Reds fan tweeting "die black man" about Antlers' Caio - que traduzindo para o português significa “Mais um caso de racismo nesta noite no jogo Urawa x Kashima, com um torcedor dos Reds (apelido do Urawa) tuitando “morra homem preto”, referindo-se ao jogador Caio do Antlers”.

Após a partida o time retornou à Kashima de ônibus. Durante todo o trajeto de pouco mais de duas horas, Caio recebeu diversos telefonemas de amigos e parentes.