Belotti - Fiorentina

Belotti já estreou na base da Viola (Foto: Divulgação)

Mário Boechat
04/10/2016
08:00
Florença (ITA)

Há cerca de um mês no futebol italiano, o jovem Vinicius Belotti, de apenas 17 anos, terá uma experiência para lá de grata nesta terça-feira. Ele é um dos jogadores da base da Fiorentina que treinarão com o elenco principal da Azzurra, que se prepara para o duelo diante da Espanha, na próxima quinta-feira, pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

- Vejo como uma experiência incrível. Estou há pouco tempo aqui e já ganho essa oportunidade indescritível, de estar no campo com jogadores conhecidos mundialmente, muitos são ídolos. Para mim é muito gratificante essa oportunidade - disse o jovem, ao LANCE!.

- É um costume que eles têm aqui. Em toda convocação, o time manda cerca de cinco jogadores para fazer esse treinamento com a seleção italiana. O técnico me avisou que eu e mais quatro jogadores iríamos treinar com a seleção principal da Itália. Foi uma surpresa - garantiu.

Belotti - Fiorentina
Belotti, em treinamento na base da Fiorentina (Foto: Divulgação)

Belotti começou a carreira no futsal, atuando por Juventus e Palmeiras. Em 2010, foi para o campo e atuou na Portuguesa. Após mais de três anos, foi jogar no Rio de Janeiro, em times como Bangu e Boavista, até chegar ao União, onde permaneceu até se transferir para a Fiorentina.

Polivalente, Belotti pode atuar em diversas posições, como zagueiro, lateral-direito e volante. A facilidade por atuar em vários setores do campo pode ajudar na adaptação ao futebol local e ganhar espaço na Fiorentina, uma vez que os italianos valorizam muito o sistema defensivo.

- O futebol italiano é um dos principais do mundo, é o sonho de qualquer jogador crescer e fazer a base aqui. É um sonho que estou vivendo, pois a escola de futebol na Itália forma grandes jogadores. E isso só me ajuda.

Por ter dupla nacionalidade, Belotti poderia jogar pela seleção italiana. Apesar de não descartar a Azzurra, o garoto garante que o seu sonho é atuar pela Amarelinha.

- Meu sonho é jogar pela Seleção Brasileira, representar minha nação. Mas tudo é reconhecimento de um trabalho. Se pintar a oportunidade de jogar pela Itália, irei com certeza.

Belotti já estreou na base da Fiorentina, com duas vitórias. Ele não quis traçar planos para o futuro, mas garantiu que deseja apenas assinar o seu primeiro contrato profissional.

- Meu sonho é, primeiramente, me firmar aqui, lutar por um espaço no time principal. A Fiorentina é um clube que eu sempre tive vontade de jogar, é um dos maiores do mundo. A minha vontade é construir carreira, independente do clube e do lugar.