Borussia Dortmund x Bayern de Munique

Jogadores do Borussia Dortmund comemoram o gol de Aubameyang (Foto: AFP)

LANCE!
19/11/2016
17:25
Dortmund (ALE)

A "Muralha Amarela" voltou a se fazer presente, neste sábado, no Signal Iduna Park. Primeiro, fora de campo, na já tradicional festa dos torcedores do Borussia Dortmund em seus jogos em casa. Depois, dentro da cancha, para suportar a pressão do Bayern de Munique e sustentar a vitória por 1 a 0, conquistada com gol de Aubameyang marcado logo aos 10 minutos de jogo.

Um triunfo importante para impulsionar o Borussia da sexta para a terceira posição na Bundesliga, com 21 pontos, após 11 rodadas. De quebra, ainda acabou com a invencibilidade dos rivais dirigidos por Carlo Ancelotti no campeonato e esticou um tabu do próprio Dortmund: agora, são 27 partidas sem conhecer derrota quando joga em casa pela Bundesliga.

Sem somar pontos no duelo, o Bayern se mantém na vice-liderança do Alemão, com 24 pontos, três a menos que o líder Leipzig.

O JOGO

Cercado de expectativa, o duelo entre os dois mais estrelados elencos da Bundesliga começou com ambas equipes ligadas, pressionando a saída de bola do adversário. E logo na primeira finalização do jogo, aos 10 minutos, o placar foi aberto pelos donos da casa. Götze recebeu na direita, invadiu a área e cruzou por entre as pernas de Hümmels (dando um gostinho a mais para a torcida do Borussia). Artilheiro do campeonato, Aubameyang mergulhou para cutucar de mansinho a bola para as redes de Neuer e marcar seu 12º gol na atual edição da Bundesliga: 1 a 0 Dortmund.

No fim da primeira etapa, o Bayern ensaiou uma pressão. Com mais posse de bola, os Bávaros não permitiam que o oponente saísse de seu campo trocando passes. Mas só levou perigo, de verdade, aos 44 minutos, quando Müller cruzou da direita e Bartra cortou direto nas pernas de Kimmich, deixando o goleiro Burki vendido. Para sorte dos donos da casa, a bola passou, devagar, a centímetros da trave esquerda.

No primeiro lance da segunda etapa, o Borussia devolveu o susto, com Aubameyang recebendo livre, cara a cara com Neuer. Mas o gabonês demorou a chutar e, quando o fez, foi travado por Boateng. Mas, dali em diante, só deu Bayern.

Já aos dois minutos, Lewandowski cabeceou no canto para boa defesa de Burki. Aos 15, nem o goleiro foi o bastante para salvar o Dortmund do empate. Batido no lance, Burki observou o chute de Xabi Alonso explodir no travessão.

Ao Dortmund, só restava o contra-ataque. E ele veio aos 25. Aubameyang partiu com a bola e só parou na finalização defendida por Neuer. A estocada, porém, não assustou o Bayern, que se manteve na pressão em busca do gol de empate. E foram várias as tentativas. Sobretudo em bolas cruzadas. Mas a "Muralha Amarela" suportou e nem mesmo a cabeçada de Lewandowski, aos 47 do segundo tempo, tirou a vitória dos donos da casa.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

No próximo sábado, o Dortmund vai a Frankfurt para encarar o Eintracht, tentando se aproximar do líder Leipzig. Já o Bayern, recebe o Leverkusen na Allianz Arena.

Antes, porém, as duas equipes têm compromisso pela UEFA Champions League. O Borussia joga na terça, no Signal Iduna Park, contra o Légia Varsóvia. Enquanto isso, o Bayern vai à Rússia para enfrentar o Rostov na quarta-feira.

Confira abaixo os demais resultados do Alemão, neste sábado:

Borussia Mönchengladbach 1 x 2 Colônia
Wolfsburg 0 x 1 Schalke 04
Darmstadt 0 x 1 Ingolstadt
Augsburg 0 x 0 Hertha Berlim
Mainz 05 4 x 2 Freiburg