LANCE!
12/04/2016
18:42
Lisboa (POR)

Antes da ida das quartas de final na semana passada, Benfica e Bayern de Munique, que fazem a volta em Lisboa após a vitória alemã por 1 a 0 na Alemanha, os times não se enfrentavam desde 1995. Nesta quarta-feira, lisboetas e bávaros voltam a se encontrar por uma vaga na semifinal da Liga dos Campeões no Estádio da Luz. Porém, essa distância não impediu os clubes de criarem uma rivalidade entre eles. Tudo por causa do número de sócios.

Durante anos, o Benfica ostentou a colocação de clube com mais associados no mundo. Chegou a bater 247 mil, em uma época que o Bayern tinha 223 mil. Porém, na ocasião, o clube alemão começou a desconfiar da contagem dos Encarnados. Karl Hopfner, presidente dos bávaros, disse que existem opiniões diferentes sobre a veracidade dos números divulgados.

Para responder, o Benfica utilizou a revista "The Weekly", publicação oficial da Uefa. João Gabriel, polêmico diretor de comunicação do Benfica, conhecido como Mr. Burns, por causa da semelhança física com o personagem de Os Simpsons, explicou, na altura.

- É sempre difícil aceitar o fato de um país como Portugal, com 10 milhões de habitantes, contar com o clube com maior número de sócios do mundo. Mas os números são o que são. E são reais. Em 2015, por obrigação estatutária, haverá renumeração e aí cabe aos sócios manter este título - disse João Gabriel no fim de 2014.

O Maior Clube do Mundo

Eles são Sócios do Maior Clube do Mundo! E tu?#MaiorClubedoMundo #SLBenfica

Publicado por Sport Lisboa e Benfica em Terça, 18 de novembro de 2014

O Encarnado chegou até a fazer um vídeo com referências em alemão lembrando que são o clube com mais sócios do mundo, que conta até com Jonas e Julio Cesar. O problema é que 2015 chegou, e veio a tal recontagem obrigatória. Por causa das mortes de alguns sócios e da falta de renovação de outros, o Benfica quase 100 mil sócios, e o número foi a 157 mil.

Resultado? O Bayern passou. Até o Arsenal ficou na frente do Benfica, que atualmente é o terceiro da lista. Em publicação da FS Consulting em março deste ano, o time alemão tinha 258 mil sócios, contra 225 mil dos ingleses e 157 mil dos portugueses, que são seguidos de perto pelo Barcelona, com os seus 150 mil. E segundo números divulgados pelo Sporting, os Leões já se aproximam com 136 mil.

Para a partida desta quarta-feira, os ânimos se acalmaram. Berni, mascote do Bayern, já deu um passeio por Lisboa e foi visitar o Estádio da Luz, aonde encontrar a Vitória, sua colega do Benfica, que mostrou as instalações, o Museu Cosme Damião, e até bateram bola no gramado.

No jogo, o Estádio da Luz estará lotado. O clube já anunciou que os ingressos estão esgotados. O Benfica precisa virar após perder por 1 a 0 em Munique, e não vai contar com Jonas, suspenso, além de Julio Cesar e Gaitán, machucados. O argentino sentiu uma sobrecarga muscular e é dúvida. Luisão pode voltar à zaga depois de uma grave lesão.

Do lado do Bayern, Badstuber, Boateng e Robben são desfalques, todos lesionados. Coman viajou e é dúvida. Benatia, que, segundo o "Bild", esqueceu de levar o passaporte, não foi para Portugal.

FICHA TÉCNICA
BENFICA x BAYERN DE MUNIQUE

Local:
Estádio da Luz, em Lisboa (POR)
Data-hora: 13/04/2016, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL

BENFICA: Ederson, André Almeira, Lindelöf, Jardel (Luisão) e Eliseu; Fejsa, Renato Sanches, Pizzi, Salvio e Talisca (Samaris, Jiménez ou Carcela); Mitroglou. Técnico: Rui Vitória
BAYERN DE MUNIQUE: Neuer, Lahm, Javi Martínez, Alaba e Bernat; Xabi Alonso (Vidal), Thiago Alcântara, Ribéry e Douglas Costa; Müller e Lewandowski. Técnico: Pep Guardiola